top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

Vacina obrigatória para viagens à Ásia ( FEBRE AMARELA)


Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP?

CIVP certificado internacional de vacinação e profilaxia

Pensando em passar um tempo pela Ásia? DICAS DE VIAGEM

Como eu estou com viagem marcada para minha viagem sabática pela Ásia eu corri para tirar o meu certificado CIVP. Vou descrever aqui como eu fiz aqui no Rio de Janeiro.

Quem emite o documento? ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA emite o documento. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com todos os países que exigem o Certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde ou no Portal Consular, ministério das relações exteriores. Saiba tudinho aqui nesse link da ANVISA.

Nesse link você vai encontrar em detalhes como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia e a lista de países que exigem o certificado é divulgada pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Não são todos os países que exigem verifique, também, as orientações emitidas para o seu país de destino. De qualquer forma vou explicar.

Vou resumir o que você precisa fazer para emitir o Certificado pela primeira vez em 4 passos

1º Passo – Tomar a vacina exigida. Ela é gratuita e disponível na maioria dos postos de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados.

OBS 1: A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem. É o tempo necessário para ela fazer efeito no seu organismo e para a emissão do CIVP não será válida a dose fracionada da vacina contra febre amarela.

Obs 2: Eventualmente o posto de saúde fica bem cheio, então vá com tempo para aguardar a sua vez. Pegue uma senha e seja vacinado, só não esqueça que precisa pegar o (CARTÃO) papel comprovante “certificado de vacinação contra febre amarela”. O cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Olha o meu aqui abaixo. Detalhe: não senti nadinha de dor na hora, nem depois da vacina.

cartão de vacinação febre amarela

cartão de vacinação febre amarela carimbo do posto

2º Passo - Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA. (É obrigatório)

Para agilizar a emissão do certificado, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”. E preencha todas as suas informações. Siga para outra tela para o agendamento assim que acabar o pré-cadastro. Selecione o local, a data e horário. Fique atento e anote para não perder sua hora marcada. Eles enviam um e-mail para você com a confirmação do agendamento.

3ª Passo – Comparecer ao estabelecimento que emitirá o CIVP.

Para a emissão do CIVP, você precisa ir lá, pessoalmente para assinar o documento.

4ª Passo – Apresentar a documentação necessária para emissão do CIVP

• O cartão nacional de vacinação (o papel carimbado e assinado do posto de saúde. • um documento de identidade original com foto. São aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos. A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já podem ser vacinadas contra febre amarela. A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade. • Apresentar comprovante de viagem ao país com exigência do CIVP.

Obs: Criança/adolescente menor de 18 anos - Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando os pais ou responsáveis deste solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante. Sem taxa, fácil e rápido. É válido por quanto tempo? Válido por toda a vida, sem cobranças de taxas ou complicação. No momento de retirada do documento no posto da ANVISA eu não tive nenhum problema, como estava agendada com data e hora, me passaram na frente das pessoas que estavam lá e não tinham um agendamento. Fácil e rápido.

Lembre-se: Esse documento deve permanecer junto ao passaporte todo o tempo de viagem.

certificado internacional de vacinação ou profilaxia com febre amarela

OBS: As informações foram retiradas dos sites oficiais em julho de 2018. Talvez sofram atualizações, por favor confirme no próprio site específico na data em que você fizer a busca. Eu moro no Rio de Janeiro, portanto as informações que dou sobre a vacinação é dos postos do Rio de Janeiro, verifique caso você seja de outra cidade do Brasil. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - CIVP será emitido prioritariamente para requerentes que comprovarem que viajarão ou realizarão conexão em algum dos países que exigem o certificado. Essa medida tem como objetivo preservar o atendimento aos cidadãos brasileiros que, de fato, precisam do CIVP, uma vez que ele é necessário apenas aos viajantes com destino a países que exigem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela.

PREVINIR É MELHOR QUE REMEDIAR CERTO?

Então vamos seguir as recomendações e tomar a vacina para ficar protegido e não ter a surpresa desagradável de ficar doente na viagem.

#CIVP #turismointernacional #documentos #viageminternacional

bottom of page