Ô SOCIEDADE COMPLICADA!

Essa semana vi uma imagem que falava assim:
“Todo ateu é intolerante. Todo negro é bandido. Todo pastor é ladrão. Todo religioso é alienado. Todo padre é pedófilo. Todo roqueiro é drogado. Todo idiota pensa assim! ”
Vivemos numa sociedade de rótulos onde as pessoas já te criticam bem antes de te conhecer! O que existe além dos rótulos? Olhar além da moldura é exercitar o amor! Mas as pessoas colocam esses nomes nas outras por que precisam de rótulos, de um nome. Elas precisam de uma etiqueta de preço para pôr nas costas das outras. Existem alguns rótulos que até me agradam, não esses que eu citei, mas não acho que seja tão simples assim. Então parei pra pensar sobre isso. Para pensar nessa sociedade que precisa colocar etiquetas nos outros ao invés de se colocar no seu próprio quadrado.
É COMPLICADO! Quero deixar claro que rótulos são sempre um tanto complicados, principalmente quando generalizamos e unimos tantas pessoas diferentes por terem um pequeno conjunto de características em comum. Rótulos são usados para identificar produtos e os diferenciar de outros produtos.
MAS PODE SER DIVERTIDO! Ressaltar uma ou outra característica boa de algumas pessoas é bem interessante e pode ser engraçado sem ser bullying, sem muito mimimi, só diversão e elogio. Fora que se auto rotular por ser bom em alguma coisa pode ser bem interessante e resumir muita coisa. O fato é que os rótulos não limitam as pessoas, eles não deveriam limitar, deveriam apenas nomear de alguma forma uma característica, sem tanta polêmica do assunto, apenas o bom e velho humor.
SERES ETIQUETADOS – As pessoas já se apresentam com rótulos e etiquetas pré-estabelecidas por sua história e o pior, se apresentam eu sou assim, e pronto goste de mim do jeito que sou ou dane-se. Aí sim a própria pessoa está se limitando, e isso não é tão legal.
VERDADES ABSOLUTAS - Cheios de rótulos limitantes que os impede até de deixar algum espaço para a liberdade de ser. Vamos tomar cuidado com essas crenças limitantes que nos impede de reescrever nossas histórias, de reinventar a nossa maneira de ver a vida e a felicidade. Lembre-se de que hoje você já não é mais o que foi ontem, já não vive mais na mesma história de antes. Liberte-se de um passado que te aprisiona de ser.
RENÚNCIAS E RENOVAÇÃO – Quando pensamos ser um projeto acabado renunciamos a todas as possibilidades de renovação. Ao renunciar a todas as nossas etiquetas acumuladas gratuitamente ou não, e parar agora mesmo de divulgar a marca daquilo que pensamos ser enquanto projeto acabado e definitivo de identidade é muito mais natural ao ser humano que somos, ser que se transforma e cresce durante a vida. De uma forma muito mais saudável estando aberto as coisas belas do nosso presente, reivindicando a felicidade de ser sem rótulos absolutos de termos sido.
ESTEREÓTIPOS – Eu ouvi algumas pessoas me falarem que não se pode confiar em gays e que eles são todos afetados. O que a opção sexual de cada um tem a ver com a ética, responsabilidade ou respeito? O fato de alguns homossexuais serem mais escandalosos, serem mais afeminados, mais machos, mais brutos, mais delicados não define todo um grupo. O que vale é cada um se permitir viver aquilo que deseja. Sem medo. Sem pensar em julgamento ou rótulos. Só tentando ser feliz.
PRECONCEITOS – Dizer que uma ou outra religião é melhor ou pior, é certa ou errada e, consequentemente acreditar que as pessoas que nelas estão são dessa ou daquela forma. Raça, religião, nacionalidade, não definem pessoas, apenas ideias e conceitos.
JULGAMENTOS – As pessoas que julgam, que apontam para qualquer que seja a qualidade ou defeito do outro falam muito mais sobre elas mesmas do que sobre o outro. Quero dizer, que é preciso usar um filtro para os julgamentos alheios sobre o que fazemos ou somos. É preciso simplesmente entender que se não é verdade o que te rotulam ser, ignore. Porque se não é verdade não pode te ofender e não deve te abalar.
EGOS INFLADOS – Existem rótulos que alimentam o ego da gente, mas vamos tomar cuidado para que não se perder neles. Rótulos que são elogios exagerados são uma porta arrombada para a arrogância, mas também são uma enorme fonte de autoestima elevada, precisamos entender o tem um peso maior e mais saudável.
APARÊNCIA FÍSICA – Gordinhas, magrelas, baixinhas, musculosas, gostosas, quatro olhos, bunduda, peituda, relaxada, elegante, vulgar, nossa! Quando o elogio é bem-vindo e vem num momento interessante, ok, mas quando o rótulo é preconceituoso, agressivo e inapropriado causa até danos psicológicos e traumas a algumas pessoas.

Encontrei então alguns por aqui. E qualquer semelhança com a sua própria história não é mera coincidência, é só a nossa sociedade rotulando o ser humano assim como faz com as latas e pacotes de biscoito.
“Toda mulher dirige mal”; “Futebol não é coisa de menina”; “Trabalho doméstico não é trabalho”; - Nem comento esses, já foram mais do que debatidos.
“Homem é tudo machista”, x “Mulher é o sexo frágil”.... OMG! Conheço mulheres extremamente machistas que acreditam convenientemente até hoje que ‘precisam’ de um homem para casar e só assim ser feliz, e homens que apoiam e incentivam a igualdade dos sexos sem problema nenhum. Assim como mulheres extremamente fortes que não tem nada de frágil! A sensibilidade não tem nada a ver com a fragilidade!
"Morena da cor do pecado"; "Loira burra"; "Ruiva é sexy", PORQUÊ??????? Não dá para ter uma loira sexy, uma morena burra ou uma ruiva da cor do pecado? Claro que existe, mas o povo já rotulou a mulher de acordo com a cor do cabelo.
“Todo gordo é engraçado”; alguns são sim, outros não.... Além do que, Papai Noel aparece todo natal, super gordinho, mas ninguém ri da cara dele.
BOFE, GLS, LGBT e LGBTT, Ativo, Passivo, Versátil; PQP, quando alguém perguntar: você o que você é diga apenas: SOU PARTICIPATIVO!!
Novinha ou coroa? Encontrei um termo diferente : MILF - "Mother I'd like to Fuck", ou seja: "Mãe com quem eu gostaria de trepar" - O termo mamãe gostosa é usado tanto quanto MILF, ou Mothers I’d Like to Flirt, mães com quem eu gostaria de flertar. Que é mais apropriado e menos erótico, quero dizer, parece um elogio legal. E está aí no meio termo entre novinhas e coroas. Embora ainda não seja tão difundido na cultura popular em geral. Também tem as formas DILF (para "Papai, eu gostaria de foder") ou FILF (para "Pai, eu gostaria de foder") também existem entre mulheres e homens gays para se referir a um homem mais velho sexualmente atraente que eu gostaria de ter. Eu mesma usaria essa sigla pra alguns papais bem interessantes que conheço. E inclusive a mais de 1 ano atras teve uma música / crítica sobre o assunto. O vídeoclipe Fergie - M.I.L.F. $
E a necessidade que temos de entender nossos filhos: Eles deveriam vir não só com rótulos, mas com todo um manual de instruções. É tão difícil educar e passar pelas problemáticas de cada fase deles. PENA QUE NÃO DÁ PRA GENERALIZAR REALMENTE! Temos os filhos ativos, os dóceis, os hiperativos, os delicados ou sensíveis, os teimosos, os irritantes, os bebes mais lindos do mundo que se transformam ao longo dos anos e se tornam outras coisas que a gente não tem a menor ideia de como rotular e nem deveria, porque são seres humanos crescendo e mudando. Porque o legal é isso, nós mudamos, com mais ou menos medo, trauma, rótulos, elogios ou qualquer dessas coisas que a sociedade inventa. Meninos e meninas que se tornarão homens e mulheres diferentes uns dos outros, mas singulares no que são, independente de sexo, sexualidade, físico, tom da pele, profissão, gosto musical, religião, sei lá mais o que...
CASADA E CASTRADA ou SOLTEIRA E DISPONÍVEL.... Dois lados da mesma moeda.... Gente por favor, a mulher pode estar casada, mas não está castrada, olhar e elogiar homens bonitos não quer dizer que farão algum tipo de traição (eu acho né!). E se for trair, pense nas consequências possíveis e arque com elas. Quanto a solteiras, que são muitas, não quer dizer que vão aceitas ou ficar com qualquer traste, ou que estão disponíveis. Então vamos maneirar nas cantadas agressivas e machistas meu povo. Elogios a parte, coloque-se no seu quadrado e respeite as mulheres!

Por fim, eu digo o seguinte:
O autoconhecimento é a base da felicidade. É preciso se propor a conhecer antes de fazer qualquer tipo de julgamento. Conhecer a você mesmo, e ao outro do qual você está rotulando!
Ame ao próximo e a si mesmo! E se não conseguir, ao menos respeite. O seu direito termina quando começa o do outro! Vamos começar a olhar além das aparências. Elogios são sempre bem-vindos, mas os rótulos podemos deixar para as embalagens de produtos que compramos e usamos, né não?!
Não deixem de ver o vídeo que fiz sobre esse assunto pra essa próxima sexta, lá no meu canal do Youtube.
Até o próximo post pessoas lindas!