Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png
  • Ellen Romanelli

Rótulos polêmicos: verdades e ilusões


Ô SOCIEDADE COMPLICADA!

Ser humano etiquetado; Código de barras e rótulos polêmicos

Essa semana vi uma imagem que falava assim:

“Todo ateu é intolerante. Todo negro é bandido. Todo pastor é ladrão. Todo religioso é alienado. Todo padre é pedófilo. Todo roqueiro é drogado. Todo idiota pensa assim!

Vivemos numa sociedade de rótulos onde as pessoas já te criticam bem antes de te conhecer! O que existe além dos rótulos? Olhar além da moldura é exercitar o amor! Mas as pessoas colocam esses nomes nas outras por que precisam de rótulos, de um nome. Elas precisam de uma etiqueta de preço para pôr nas costas das outras. Existem alguns rótulos que até me agradam, não esses que eu citei, mas não acho que seja tão simples assim. Então parei pra pensar sobre isso. Para pensar nessa sociedade que precisa colocar etiquetas nos outros ao invés de se colocar no seu próprio quadrado.

É COMPLICADO! Quero deixar claro que rótulos são sempre um tanto complicados, principalmente quando generalizamos e unimos tantas pessoas diferentes por terem um pequeno conjunto de características em comum. Rótulos são usados para identificar produtos e os diferenciar de outros produtos.

MAS PODE SER DIVERTIDO! Ressaltar uma ou outra característica boa de algumas pessoas é bem interessante e pode ser engraçado sem ser bullying, sem muito mimimi, só diversão e elogio. Fora que se auto rotular por ser bom em alguma coisa pode ser bem interessante e resumir muita coisa. O fato é que os rótulos não limitam as pessoas, eles não deveriam limitar, deveriam apenas nomear de alguma forma uma característica, sem tanta polêmica do assunto, apenas o bom e velho humor.

SERES ETIQUETADOS – As pessoas já se apresentam com rótulos e etiquetas pré-estabelecidas por sua história e o pior, se apresentam eu sou assim, e pronto goste de mim do jeito que sou ou dane-se. Aí sim a própria pessoa está se limitando, e isso não é tão legal.

VERDADES ABSOLUTAS - Cheios de rótulos limitantes que os impede até de deixar algum espaço para a liberdade de ser. Vamos tomar cuidado com essas crenças limitantes que nos impede de reescrever nossas histórias, de reinventar a nossa maneira de ver a vida e a felicidade. Lembre-se de que hoje você já não é mais o que foi ontem, já não vive mais na mesma história de antes. Liberte-se de um passado que te aprisiona de ser.

RENÚNCIAS E RENOVAÇÃO – Quando pensamos ser um projeto acabado renunciamos a todas as possibilidades de renovação. Ao renunciar a todas as nossas etiquetas acumuladas gratuitamente ou não, e parar agora mesmo de divulgar a marca daquilo que pensamos ser enquanto projeto acabado e definitivo de identidade é muito mais natural ao ser humano que somos, ser que se transforma e cresce durante a vida. De uma forma muito mais saudável estando aberto as coisas belas do nosso presente, reivindicando a felicidade de ser sem rótulos absolutos de termos sido.

ESTEREÓTIPOS – Eu ouvi algumas pessoas me falarem que não se pode confiar em gays e que eles são todos afetados. O que a opção sexual de cada um tem a ver com a ética, responsabilidade ou respeito? O fato de alguns homossexuais serem mais escandalosos, serem mais afeminados, mais machos, mais brutos, mais delicados não define todo um grupo. O que vale é cada um se permitir viver aqui