PASSO A PASSO PARA MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM SABÁTICA - Da série de postagens sobre "Como planejar uma LONGA viagem gastando menos", dividindo e detalhando, contando como encarei cada passo e fase. Vamos falar sobre como planejar um roteiro, no meu caso, um período sabático de sete meses pela Ásia.

Nessa viagem que você, querido leitor, está acompanhando o planejamento para meu período sabático pela Ásia é um pouquinho diferente dos roteiros de até 30 dias, mas vou explicar.
Uma das vantagens de viajar sozinha é escolher só o que me agrada para visitar, no tempo em que eu estiver com vontade e melhor ainda, posso mudar tudo na hora que eu desejar e achar melhor, que ninguém vai ficar frustrado comigo. E mais, um período sabático não são férias, vou trabalhar nos hostels em troca de hospedagem quase o tempo todo, então preciso deixar um tanto quanto em aberto as datas específicas para visitar os pontos turísticos que desejo.
LEMBRANDO que, você leitor, que está acompanhando esse planejamento, pode dar seus pitacos a hora que quiser. E serão bem vindos!
ESBOÇO DO ROTEIRO
Já escolhemos o(s) destino(s); Compramos as passagens (iniciais, no meu caso de uma longa viagem); e já juntamos um bocado de dicas e lugares legais que queremos visitar lá no Pinterest. Agora vou mostrar como fiz o meu roteiro. São basicamente três perguntas iniciais para fazer o rascunho de um roteiro:
1 - onde ir e o que fazer em... Anote as atrações e quanto custa para visitar.
2 – qual a melhor data e horário para visitar o.... x atração / lugar
3 - como chegar em... xxx
APLICATIVOS PARA ROTEIRO DE VIAGEM
Você pode fazer uma listinha ou um quadro calendário. Um papel onde você faz duas colunas e várias linhas. Na coluna da esquerda coloca a data (dia do mês e da semana) e na esquerda a atração. Ou fazer uma planilha no excel, ou usar algum aplicativo. Eu testei de tudo, primeiro no papel, passei pro excel e agora encontrei dois apps (que uso no meu android) que estou testando para essa viagem:
Tripline, que eu consigo colocar cada cidade em ordem que vou visitar e ao final o app me mostra as linhas no mapa geral. Mas podem ser pontos específicos dentro da mesma cidade também.
Google trips, o aplicativo te ajuda a organizar a viagem a partir de uma interface bem simples. Você escreve a cidade que vai desembarcar e o app tem várias dicas de coisas legais para fazer com a possibilidade de salvar o que você quer visitar. Em conexão direta com o google maps (quando você abre o maps, os pontos de seu interesse salvos aparecem no mapa) Ali dá para consultar reservas rapidamente, montar trajetos diários, verificar sugestões de restaurantes, se informar sobre transporte público, descobrir hospitais próximos em caso de emergência, etc.
Pegue dicas!
Na internet tem muita informação e dicas legais, anote e principalmente leia os comentários de quem já visitou o lugar. Outra fonte bem legal são os grupos do facebook. Eu entrei em alguns como “mulheres que viajam sozinhas”, “viajantes no Sudeste Asiático”, “ Vida na Tailândia”... Nesses grupos sempre é possível fazer perguntas e tirar dúvidas.
Mas as melhores dicas são dos locais. Ao chegar no seu destino, pergunte na recepção do hotel, pergunte a algum morador local dicas que você nem sempre encontra pela internet.
Lembre-se de compartilhar e decidir os lugares a visitar com o seu grupo de viagem. A dois ou em grupos é sempre necessário agradar a todos e manter um ritmo de viagem que todos queiram acompanhar. Mas sempre é possível um grupo ir para um lado e outro para outro, se programar e combinar antes é sempre a melhor política.
AH, não esquece de deixar tempos livres no seu cronograma. Sempre que possível é legal ficar um pouco mais em algum lugar que te agradou mais, ou relaxar para ler um livro num ponto tranquilo que você passou.
DESLOCAMENTOS
Nem sempre dá tempo de fazer tudo aquilo que selecionamos porque algum ponto muito legal fica muito distante e o deslocamento tomaria muito tempo ou teria um investimento maior que a possibilidade do orçamento que você tem. Além do que para ir de um lugar para o outro será preciso identificar qual a melhor opção. É preciso colocar na balança e priorizar o que realmente você quer visitar e o tempo que isso vai te tomar na viagem.
Pergunte-se e pesquise sobre o lugar que você vai visitar quais as opções de locomoção (interna) como ônibus, metrô, trem, barco, carona, moto, burro, tuk-tuk ou carro alugado, a pé ou de bike. Em várias cidades existem passes e tickets para locais e para turistas. Mais uma vez, pesquise, cada lugar é diferente e tem preços variados. Particularmente eu faço anotações em um papel só para esses deslocamentos internos.
A minha rota inicial (que fiz no app tripline) é essa ai...

FINALIZAR O ROTEIRO
Antes de finalizar e fazer um cronograma mais detalhado do seu roteiro você precisa escolher e reservar as hospedagens. Sabendo onde você passará as noites, você saberá as distancias e rotas para definir onde, quando e por quanto tempo visitar cada lugar. O próximo post dessa série será sobre Como escolher hospedagem e darei várias dicas sobre isso.
O roteiro depende muito do tipo de viagem que te agrada, o importante é determinar depois de algumas pesquisas os pontos de maior interesse, os lugares que você faz questão de visitar e os que podem ficar de lado. Além de levar em consideração o seu ritmo, disposição e orçamento.
Bom, com a lista dos lugares a serem visitados o importante agora é definir suas prioridades e definir o seu roteiro de acordo com o seu orçamento e tempo. Eu monto uma tabelinha como cronograma e defino dia a dia para viagens de até 30 dias. Primeiro coloque os voos, transfers e check in e out das hospedagens. Quando são muitas cidades e países, por períodos longos eu prefiro fazer uma agenda. Mas vamos a um exemplo de cronograma:

Ou como um calendário semanal mesmo...

Estou montando minha agenda de viagem, praticamente um diário com todas as infos que preciso e uma parte para anotações. Assim que tiver pronto eu compartilho com vocês. Ok!
A princípio meu roteiro de viagem está sem a distribuição exata das atrações que desejo visitar, eu fiz apenas as chegadas e saídas baseada nas passagens aéreas mais baratas (como já falei pra ser mais barato é preciso se adaptar aos dias e horários disponíveis), defini as hospedagens iniciais apenas e tenho listas de onde quero ir. É assim que vai ser essa longa viagem de 7 meses da qual vou trabalhar por hospedagem e ainda não sei quais dias ou horários terei livres.
MEU ROTEIRO DE 7 MESES PELA ÁSIA - Meu calendário / roteiro é mais um plano de itinerário e ficou assim:
Saída do Rio de Janeiro em 06/11
Nova Delhi, Deli - Jaipur, Rajastão, Índia - Thursday, November 8, 2018
workexchange 8/11 a 30/12 - 52 dias em Jaipur
8 e 9/11 - festas Diwali (luzes)
Participar de um casamento indiano
Visitar palácios e ver a arquitetura
Visitar templos e macaquinhos
Assistir filme em Bollywood
Grandes lagos e jardins
Aprender a culinária indiana
Buscar templo Budista para meditação
Agra, Uttar Pradesh, Índia - Sunday, December 30, 2018
de passagem chegar bem cedinho no nascer do sol e passar a manhã Taj Mahal e forte de Agra até depois do almoço
Nova Délhi, Deli, Índia
Check in hostel pago, dia 30 após almoço (4 noites)
Velha Délhi
porta da Índia
templo de Lótus
palácios e monumentos
templos
Gandhi Smriti
Katmandu, Nepal - Thursday, January 3, 2019
14 noites em pequeno e familiar hostel pago
Thamel - vida noturna
The garden of Dreams
Trekking to Himalaia
Praça Darbar / Templos
Monastério de Kopan
Vida local - culinária e festas
Bangkok, Tailândia - Thursday, January 17, 2019
17/1 a 7/2 - workexchange em hostel por 3 semanas
Wat Phra Kaew e o grande palácio de Bangkok
Wat Pho, o templo do Buda Reclinado
Wat Arun, o templo do amanhecer
Museu do Sião
Khao San Road
O mercado flutuante de Tailing Chan
As ruínas de Ayutthaya, a antiga capital
aulas de muay thay
Phuket, Tailândia - Thursday, February 7, 2019
5 dias em hostel pago (Phuket + phi phi islands + Krabi) - 7 a 11/2
Passeios de barco e praias paradisíacas
Ko Samui - Surat Thani, Thailand - Monday, February 11, 2019
workexchange por 20 noites em hostel na Ilha Ko Samui ou Ilha Ko Pha-ngan - 11/2 a 2/3
full moom party 19/02
mergulho nos recifes
Kuala Lumpur, Malásia - Saturday, March 2, 2019
hostel pago em Kuala por 4 noites
Petronas twin tower
centro da cidade
Bukit Bitang
base jumping at Menara
Sri Mahamariamman Temple
Singapura, Cingapura - Wednesday, March 6, 2019
workexchange por 15 dias em hostel
Jardins da Baía
Marina bay sands (CÉ LA VI de graça)
Orchard road
Singapore zoo ou aquário
Singapore flyer - roda gigante
clarke Quay (vida noturna)
Bali, Indonésia - Thursday, March 21, 2019
7 noites pagos (21 a 28)
meu aniversário em algum resort pago na praia
passeios - Tanah Lot Temple + Pura Lempuyang Door
Lombok Utara - Nusa Tenggara Barat, Indonesia - Thursday, March 28, 2019
workexchange por 21 dias (28/3 a 18/4)
sunset & relax
Balinese dance - com fogo
meditação e yoga
JAVA central - templos Borobudur e Prambanan perto de Yogyakarta
Yogyakarta, Indonesia - Thursday, April 18, 2019
4 dias pagos 18 a 21 - trekking para algum vulcão ativo com lago e/ou sunrise at Borobudur
Surabaya - Jawa Timur, Indonesia - Sunday, April 21, 2019
Workexchange em hostel por 23 noites (21 a 14/5)
ver um dragão de Komodo no Komodo National Park
conhecer ilhas e praias desertas
Bate volta a Batu Karas in Java, Uluwatu, Kuta, Seminyak, Sanur, and Canggu.
Puerto Princesa, Philippines - Tuesday, May 14, 2019
Expedição nas ilhas remotas de palawan com a tao philippines ou similar por 4 dias
workexchange por 10 dias em El Nido ou Corón - em Palawan
Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, eleito uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo - 1 dia
Arrozais em Terraços nas Cordilheiras das Filipinas ???
Grande Manila, Filipinas - Monday, May 27, 2019
1 dia de passagem – ir a Makati, no Greenbelt, conhecido como Ayala Center.
Xangai, China - Tuesday, May 28, 2019
Stop over de 72 horas (tempo para não ter que pagar visto) em hostel ou flat alugado no centro histórico
Apreciar o skyline de Xangai de um de seus observatórios – a partir do Pearl Tower (Torre Pérola) ou World Financial Center ou a Jin Mao Tower ou do Shanghai Tower
Zhujiajiao (water town de xangai) ou Qibao
Visitar um templo chinês
Andar à noite pela Nanjing Road
Moscou, Rússia - Friday, May 31, 2019
hostel pago por 7 noites
CENTRO - Praça Vermelha, o Kremlin e a Catedral de São Basílio
Moscow free tour
Parque Zaryadye e passagens subterrâneas
Retorno ao Rio De Janeiro, Brasil - Friday, June 7, 2019

UM SONHO QUE VOU REALIZAR E COMPARTILHAR TUDINHO COM VOCÊS!
E se você tem alguma dúvida ou sugestão do que visitar por esse roteiro, compartilha aqui comigo. Beijinhos e até o próximo post semana que vem ;)

Diário do meu período SABÁTICO
Final de setembro de 2018
Como escolher o roteiro perfeito?
Dar prioridade quando se quer “muito” é parecido com escolher um pouquinho de cada comida no buffet do rodízio da churrascaria cara. Mesmo que você queira de tudo ali, é preciso encher o prato, sentar, comer e fazer isso algumas vezes, porque não cabe tudo no mesmo prato ao mesmo tempo.
Então, estou comparando uma ida a churrascaria com como escolher o roteiro perfeito para a primeira viagem de período sabático. :o Essa fome de viajar pra mim é como ir a uma churrascaria jantar sem ter comido nada o dia inteiro. Quero muito!
Primeiro eu queria dar a volta ao mundo, e ainda quero! Depois, escolhi os principais pontos dos meus sonhos. Então defini critérios para definir onde realmente iria nessa primeira viagem. Com bem pouco dinheiro e muito tempo disponível. Com desejo de reavaliar a minha visão de mundo e ter a possibilidade de ajudar pessoas não só relaxando em uma praia paradisíaca do Sudeste Asiático, mas trabalhando e vivendo culturas locais sempre ligadas ao turismo. Admirando a arquitetura e a cultura local; me inundando de espiritualidade ao entrar em cada templo; provando a diversidade gastronômica de cada país...
Bom... com esses objetivos traçados, depois que olhei para o mapa da Ásia e a minha tabelinha de países / lugares eu comecei a fazer as possíveis rotas e anotar os valores das passagens aéreas saindo do Rio de Janeiro para cada país da Ásia. Encontrei uma oportunidade de data para novembro de 2018 com apenas 65.000 milhas para a Índia e comprei a passagem só de ida.
Descobri que o Brasil tem acordos com alguns países da Ásia que não cobram visto de brasileiros: Coreia do Sul, Hong Kong, Macau, Tailândia, Malásia, Cingapura e Filipinas. Então, eu excluí do meu roteiro os países do extremo oriente (Coreia do Sul, Hong Kong e Macau ficarão para outra viagem, né) e selecionei alguns outros que exigem visto ao entrar no país, mas sou louca para conhecer como: Índia, Nepal, Indonésia.
E depois de pesquisar as várias rotas possíveis para retornar ao Rio de Janeiro, descobri que posso passar pela China, Xangai por até 72 horas com um visto de passagem gratuito, só não poderei sair da cidade. E de lá, escolhi passar por Moscou, na Rússia por 7 dias, ao invés de retornar pela Europa. Esse foi um trajeto de retorno ao Rio que encontrei passagens para pagar com as milhas que ainda tenho no Smiles e aproveitar para conhecer mais duas cidades.
Eu estou muito empolgada e ansiosa. Esse período pré viagem é meio que estranho. Preciso resolver as pendencias do que fica, mas só penso no que vou encontrar depois que embarcar. Dá um certo medinho, ficar tanto tempo longe de casa, mas a vontade de viajar é maior.
Então é assim.... Tá com medo, vai com medo mesmo!
Espanta e encara, vai dar tudo certo!
#roteirodeviagem #viageminternacional #planejamentodeviagem #períodosabático #roteiropelaÁsia