Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png
  • Ellen Romanelli

POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?


Contratar um arquiteto é caro?

Entenda o valor dos projetos e se vale a pena.

Tenha o seguinte em mente:

  • Pense bem sobre o que você precisa em sua construção, faça uma lista.

  • Conheça um pouco sobre o trabalho do seu candidato.

  • O arquiteto é seu primeiro representante. Use isso a seu favor.

  • Nunca comece uma obra sem ter o projeto bem definido e pronto.

Reformar ou construir não é tarefa simples nem barata. Muita gente questiona a importância e a necessidade de se contratar um arquiteto, a fim de economizar o valor do projeto e poder investir em materiais mais nobres. É justamente aí que mora o engano e toda essa economia pode desaparecer como num passe de mágica.

Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato, é recompensa mensurável, pois, além de garantir a segurança, agrega valor ao imóvel. Um arquiteto elabora o projeto e pode realizar visitas durante a construção, organizar reuniões com os demais responsáveis pela obra, importa-se com as questões legais e sustentáveis e submete desenhos à aprovação do cliente.

O arquiteto tem formação que o habilita unir técnica e funcionalidade à estética, usando sua criatividade. Ele está apto a elaborar e compatibilizar projeto de arquitetura, projeto de arquitetura de interiores, estrutura, instalação elétrica, hidráulica, gás, esgoto e paisagismo, além de fazer toda a especificação dos materiais empregados na obra. Foi treinado para otimizar espaços e custos e, dessa forma evitar, por exemplo, que se compre material a mais ou a menos, calculando a quantidade necessária a partir de um estudo prévio do melhor aproveitamento do insumo. Está capacitado para se antecipar às soluções dos problemas que possam gerar retrabalho na obra. Em um primeiro momento, os projetos de arquitetura podem até parecer caros, mas o nível do trabalho entregue recompensa todo o investimento.

Todo trabalho desenvolvido é realizado visando a atender às necessidades do cliente, adequado seus sonhos ao seu orçamento.

Na hora de contratar, é muito importante que haja empatia com o arquiteto. Essa será uma relação na qual o contratante deverá se sentir completamente à vontade para expressar suas expectativas quanto ao projeto. Se de cara não fluir, é melhor pesquisar por outro profissional, afinal esse vínculo se estenderá pelo período compatível à complexidade do projeto e talvez da obra. Lembre-se de nunca optar pelo profissional cujos honorários são mais baixos. Com toda certeza serão proporcionais aos seus conhecimentos.

É imprescindível que todo serviço acordado esteja descrito de forma clara e minuciosa em contrato firmado entre as partes, incluindo custos, condições de pagamento, prazos, garantias, direitos e deveres para não haver dúvidas no futuro.

Escopo de projeto. Comunicação é tudo!