top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?


Contratar um arquiteto é caro?

Entenda o valor dos projetos e se vale a pena.

Tenha o seguinte em mente:

  • Pense bem sobre o que você precisa em sua construção, faça uma lista.

  • Conheça um pouco sobre o trabalho do seu candidato.

  • O arquiteto é seu primeiro representante. Use isso a seu favor.

  • Nunca comece uma obra sem ter o projeto bem definido e pronto.

Reformar ou construir não é tarefa simples nem barata. Muita gente questiona a importância e a necessidade de se contratar um arquiteto, a fim de economizar o valor do projeto e poder investir em materiais mais nobres. É justamente aí que mora o engano e toda essa economia pode desaparecer como num passe de mágica.

Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato, é recompensa mensurável, pois, além de garantir a segurança, agrega valor ao imóvel. Um arquiteto elabora o projeto e pode realizar visitas durante a construção, organizar reuniões com os demais responsáveis pela obra, importa-se com as questões legais e sustentáveis e submete desenhos à aprovação do cliente.

O arquiteto tem formação que o habilita unir técnica e funcionalidade à estética, usando sua criatividade. Ele está apto a elaborar e compatibilizar projeto de arquitetura, projeto de arquitetura de interiores, estrutura, instalação elétrica, hidráulica, gás, esgoto e paisagismo, além de fazer toda a especificação dos materiais empregados na obra. Foi treinado para otimizar espaços e custos e, dessa forma evitar, por exemplo, que se compre material a mais ou a menos, calculando a quantidade necessária a partir de um estudo prévio do melhor aproveitamento do insumo. Está capacitado para se antecipar às soluções dos problemas que possam gerar retrabalho na obra. Em um primeiro momento, os projetos de arquitetura podem até parecer caros, mas o nível do trabalho entregue recompensa todo o investimento.

Todo trabalho desenvolvido é realizado visando a atender às necessidades do cliente, adequado seus sonhos ao seu orçamento.

Na hora de contratar, é muito importante que haja empatia com o arquiteto. Essa será uma relação na qual o contratante deverá se sentir completamente à vontade para expressar suas expectativas quanto ao projeto. Se de cara não fluir, é melhor pesquisar por outro profissional, afinal esse vínculo se estenderá pelo período compatível à complexidade do projeto e talvez da obra. Lembre-se de nunca optar pelo profissional cujos honorários são mais baixos. Com toda certeza serão proporcionais aos seus conhecimentos.

É imprescindível que todo serviço acordado esteja descrito de forma clara e minuciosa em contrato firmado entre as partes, incluindo custos, condições de pagamento, prazos, garantias, direitos e deveres para não haver dúvidas no futuro.

Escopo de projeto. Comunicação é tudo!

Comunicação é tudo!

Resumindo: o arquiteto tem formação multidisciplinar, possui conhecimentos e habilitações técnicas para elaborar projetos de arquitetura, paisagismo, urbanismo, interiores e restauro. É bom deixar claro que os empreiteiros, mestres de obras e pedreiros não projetam, mas constroem sob a supervisão de arquitetos ou engenheiros. É impossível precisar um valor único. No entanto, o Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU) e também associações de arquitetos dispõem de tabelas para consulta, com preços de honorários mínimos, de acordo com o estado em que atuam. De todo modo, ao contratar um arquiteto, a forma como os serviços são cobrados se resumem a metro quadrado, percentual do total da obra, hora técnica ou preço global fechado.

É claro, o preço também pode variar a depender da experiência, nicho de atuação e renome do arquiteto. Estudos indicam que o valor dos projetos e/ou consultoria varia entre 5% a 15% do custo total da obra.

Meus serviços – arquitetura e paisagismo

Particularmente dividi e nomeei os tipos de serviços que eu presto para facilitar a comunicação e apresentar as possibilidades. Entenda, essa não é a maneira universal de apresentar os tipos de serviço, apenas a minha maneira de explicar como pode ser.

ARQUITETURA DE INTERIORES (DECORAÇÃO)

O BLOG - será o nosso Varal de ideias – INSPIRAÇÃO E SONHOS

Varal de ideias Ellen Romanelli blog

Acompanhe nossas publicações nas quais, através de diversas matérias, você pode tirar suas dúvidas sobre arquitetura, decoração, layouts e arrumação, iluminação, diy (do it yourself), paisagismo e o que mais imaginar! Escolha e combinação de cores, revestimentos, mobiliário, cortinas, tapetes etc.

INSPIRE-SE! Fique à vontade para enviar perguntas e dúvidas, faça comentários e, quem sabe a próxima matéria, será sobre o seu assunto.

Prancheta de ideias - para repaginar (personalizar) um ambiente - CROQUI

Prancheta de ideias. Croqui para repaginar um ambiente. Ellen Romanelli

Para você que deseja a opinião de um profissional para redecorar um ambiente, sem fazer obras complicadas, a prancheta de ideias pode ser na medida certa para o seu bolso.

É um trabalho de decoração de interiores mais detalhado e direcionado ao seu espaço, onde agendaremos reuniões via Skype para saber exatamente suas expectativas, necessidades, desejos e possibilidades. Faremos um projeto com desenho de layout em planta baixa e vistas necessárias, detalhando e especificando materiais, objetos, acabamentos, cores e texturas e enviaremos todo o material por email e/ou pelos Correios.

Planta baixa com estudo de layout, vistas com imagens e/ou especificação de elementos construtivos e decorativos, enfim, tudo o que você vai precisar para deixar seu espaço novinho em folha!

COMO FAZER PARA CONTRATAR? Você só precisa enviar um email para contato@ellenromanelli.com com o assunto “prancheta de ideias”, solicitando uma entrevista, anexando ao email fotos do seu ambiente, seus dados de contato e uma descrição do seu desejo e necessidades para transformar (apenas) um cômodo. Em breve entraremos em contato.

PROJETO DE PAISAGISMO

Projeto de paisagismo. Projeto de garden design. Ellen Romanelli

O paisagismo consegue criar, recriar, modificar ou recuperar paisagens, conservando os ecossistemas naturais. Cabe ao arquiteto paisagista encontrar soluções para reequilibrar o ecossistema urbano, melhorar a qualidade de vida das pessoas e auxiliar na preservação ambiental.

Economicamente, o projeto paisagístico traz o benefício de valorizar o imóvel em até 20%. Socialmente, proporciona áreas de lazer para prática de esportes, meditação, estudo e entretenimento.

O Projeto de Paisagismo é a soma de dois passos.

Primeiro desenvolvemos o Projeto de Paisagismo, a Arquitetura Paisagística, que consiste na solução dos espaços externos com elementos construtivos tais como: jardineiras, áreas de estar, pérgulas, decks, fontes e espelhos d’agua, além da volumetria vegetal.

Depois criamos o Projeto de Garden Design, que consiste na solução artística que traduz a vocação botânica do local, contendo a indicação e disposição de espécies vegetais para plantio dos jardins – onde será especificado uso de plantas nativas ou plantas exóticas, árvores frutíferas, folhagens etc.

PROJETO DE ARQUITETURA - ETAPAS

ESTUDO PRELIMINAR (EP)

Estudo preliminar, projeto de arquitetura Ellen Romanelli

O estudo consiste em um layout propondo a divisão operacional do espaço e posicionamento do mobiliário e uma planta de demolir/construir, propondo mudanças na divisão interna do espaço. O estudo será feito a partir de dados fornecidos pelo cliente via e-mail, após responder a um questionário sobre os seus objetivos e “sonhos” para a casa, o apartamento ou estabelecimento comercial a ser projetado. O cliente também fornecerá fotos e a planta do local (com medidas e/ou em escala) por e-mail para agilizar o processo desta primeira etapa.

Para contratar, você só precisa nos enviar um email para contato@ellenromanelli.com com o assunto “estudo preliminar”, solicitando uma entrevista, anexando ao email fotos do seu ambiente, seus dados de contato e uma descrição do seu desejo e necessidades. Em breve entraremos em contato.

OBS: Caso o cliente não tenha nenhuma planta do imóvel e queira que seja feito um levantamento métrico e fotográfico do apartamento e de eventual mobiliário existente que possa ser utilizado no projeto, deve deixar seus dados para contato no “fale conosco”. O levantamento poderá ser feito de acordo com a disponibilidade da arquiteta e será cobrado um valor mediante aceitação da proposta enviada para o cliente.

ANTEPROJETO (AP)

Anti projeto de arquitetura Ellen Romanelli

Após a aprovação do estudo e satisfação do cliente, ele pode optar em dar continuidade ao projeto de arquitetura.

Para o desenvolvimento desta etapa, será importante a visita do arquiteto ao local para fazer levantamento físico e fotográfico, conhecer o cliente e saber das suas necessidades e possibilidades.

Nesta etapa, constarão as informações necessárias para a elaboração de projetos complementares e para o orçamento de obra (plantas e vistas com indicações de revestimentos, plantas de pontos de tomada, hidráulica e iluminação). Esta etapa só poderá ser feita após a contratação da etapa estudo preliminar.

PROJETO EXECUTIVO (PE)

Projeto executivo de arquitetura Ellen Romanelli

Após aprovação do anteprojeto, será elaborado o projeto executivo, fornecendo todos os elementos necessários para a execução da obra incluindo a compatibilização de projetos complementares (caso seja necessário). Nesta etapa, serão apresentados os seguintes desenhos: detalhamento de áreas molhadas (cozinha, área de serviço e banheiros), detalhamento de esquadrias, planta de iluminação, detalhamento de gesso, paginação de piso e paredes, e memorial descritivo de execução da obra.

Esta etapa só poderá ser feita após a contratação das etapas anteriores.

DETALHAMENTO DE MARCENARIA (DM)

Detalhamento de marcenaria Ellen Romanelli. ARMARIOS PLANEJADOS

Esta etapa consistirá em detalhar toda a marcenaria proposta em projeto, como estantes, painéis e mobiliário fixo (armários) ou sob medida.

Em alguns casos, é possível criar a marcenaria do seu imóvel via internet. Para analisarmos o seu caso, envie email para contato@ellenromanelli.com com o assunto “detalhamento de marcenaria”, descrevendo qual a sua necessidade e os seus contatos que em breve entraremos em contato.

Mãos na massa, construir ou reformar.

E agora quem eu chamo?

Entenda quem são os profissionais da sua obra

e quais as suas responsabilidades.

Arquiteto – Profissional capacitado para projetar, especificar materiais, orçar, supervisionar e gerenciar a execução da obra. Este é o profissional apto para transformar suas necessidades e sonhos em projetos reais aliando técnica, criatividade, estética e funcionalidade.

Engenheiro civil – Assim como o arquiteto, o engenheiro está capacitado a orçar e gerenciar a execução da obra. Ele também atua como responsável pelos cálculos estruturais das edificações.

Mestre de obras – É o profissional responsável por acompanhar, fiscalizar e supervisionar a construção de uma determinada obra, desde o seu início até a sua conclusão. O mestre-de-obras, acima de tudo, lidera a equipe de operários envolvidos na obra e mantém engenheiros e arquitetos informados sobre o andamento da construção. Este profissional é também responsável por receber e verificar os materiais de construção.

Encarregado – O encarregado de obras é considerado um mestre de obras, mas com menos experiência. Tem a função de coordenar o serviço dos demais funcionários, como pedreiros, serventes, carpinteiros, encanadores e eletricistas. É subordinado direto do mestre de obras. No entanto, na ausência do mestre, o encarregado fica responsável pelas atividades da obra e sob orientação do engenheiro ou do arquiteto.

Pedreiro – Profissional que atua na construção e reforma da parte estrutural e acabamento. Responsável pela execução de alvenaria, chapisco, emboço, reboco, contra piso, concretagem de lajes, pilares e vigas. Necessitam de habilidade com nível, prumo e esquadro.

Ajudante de pedreiro - Trata-se de um serviço pesado, que implica bastante força física. Sua função é ajudar e agilizar o trabalho do pedreiro naquilo que ele solicitar: fazer e carregar a massa, carregar materiais como tijolos, sacos de cimento, buscar ferramentas etc.

Servente – Responsável pela organização das ferramentas e limpeza da obra. Ele inicia seu aprendizado com a experiência de obra, supervisionado por um profissional.

Pedreiro de acabamento – Responsável pelo assentamento de revestimentos em geral e bancadas de banheiro e cozinha. A qualidade de seus serviços é que ditará o nível e o padrão da obra.

Carpinteiro – Especialista em trabalhar madeira bruta para execução de formas para concretagem de baldrames, pilares, vigas, cintas, lajes e blocos.

Armador – Habitado para lerem projetos de amarração, são responsáveis pela execução das estruturas de ferragens.

Bombeiro hidráulico ou encanador – Atua na execução das instalações hidráulicas e sanitárias.

Eletricista – Especialista em instalações elétricas, responsável por instalações de tomadas, interruptores, iluminação e quadro de luz (QDL). Em construções mais simples, executam também o cabeamento de telefones e antenas coletivas.

Pintor – Responsável pela pintura, que pode ser interna ou externa. Deve ter vasto conhecimento sobre os diferentes materiais existentes e suas respectivas aplicações e, acima de tudo, trabalhar com muito capricho. Profissão que requer habilidade e paciência. O resultado final de seu trabalho também determinará a qualidade e o padrão da obra.

Gesseiro – profissional que executa painéis, paredes divisórias e rebaixamento com forro de gesso, que pode ser em placas ou acartonado (DRYWALL).

Serralheiro – especialista em cortar, montar e instalar estruturas em ferro, alumínio e similares sob a forma de esquadrias, grades, guarda-corpos, portões etc.

Marceneiro – Especialista em acabamentos, trabalha na fabricação e montagem de móveis e objetos em madeira, MDF e similares.

Vidraceiro – Profissional com habilidade em corte, acabamento e manuseio de chapas de vidro para diversas aplicações.

Arquiteta Ellen Romanelli, projeto de arquitetura, projeto de paisagismo Maricá

CONTRATE SUA ARQUITETA JÁ!

ou compartilhe com seu amigo que precisa de um projeto e quer realizar seu sonho.

#arquitetura #designdeinterior #reforma #projetodearquitetura #projetodepaisagismo

bottom of page