Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png
  • Ellen Romanelli

Como tomar decisões assertivas na vida


Alcançar melhores resultados sendo sua melhor versão com a análise SWOT

Como tomar decisões assertivas na vida - Ellen Romanelli

A vida é um grande empreendimento, o maior que nós podemos ter! Então quero propor usar uma ferramenta excelente de gestão para a sua própria vida.

Chama-se análise SWOT = Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), ou FOFA (em português). Essa ferramenta não é tão simples de montar, tão pouco de analisar e encontrar as melhores alternativas, por isso primeiro você precisa descobrir qual é a sua melhor versão.

Inicialmente te proponho imaginar 3 coisas: A primeira é o que você ama fazer; a segunda é em que você é realmente bom (ou está se especializando para ser); e a terceira, qual a sua contribuição social fazendo o que você ama e é bom??? Essa congruência vai determinar a sua melhor alternativa.

Sua melhor alternativa

Queremos encontrar um significado poderoso para nossa vida, sabendo que é possível nos reprogramar e manter uma vida melhor tanto no lado pessoal quanto no profissional, devemos buscar as ações necessárias e possíveis no momento em que vivemos.

“ Se fizer a coisa certa, no momento errado, você só receberá dor! ”

Então vamos buscar agora como tomar decisões assertivas para alcançar nossas metas e objetivos.

Análise SWOT e desenvolvimento estratégico

Essa é uma análise de cenário. Sendo assim, dividimos em ambiente interno (suas forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças). Resumidamente é possível, quase sempre, controlar o ambiente interno, já que ele deve ser um resultado de estratégias de atuação definidas por você mesmo. Dessa forma, quando notado pontos fortes em nossa análise, devemos ressaltá-los ainda mais, e quando percebemos pontos fracos, devemos agir para controlá-lo, ou ao menos diminuir seus efeitos negativos. Já no ambiente externo, que não pode ser controlado por você, é fundamental para o sucesso dos seus projetos que você conheça o máximo de fatores possíveis, procurando monitorá-los de maneira ágil e eficiente, identificando e evitando ameaças e aproveitando as oportunidades.