Alcançar melhores resultados sendo sua melhor versão com a análise SWOT

A vida é um grande empreendimento, o maior que nós podemos ter! Então quero propor usar uma ferramenta excelente de gestão para a sua própria vida.
Chama-se análise SWOT = Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), ou FOFA (em português). Essa ferramenta não é tão simples de montar, tão pouco de analisar e encontrar as melhores alternativas, por isso primeiro você precisa descobrir qual é a sua melhor versão.
Inicialmente te proponho imaginar 3 coisas: A primeira é o que você ama fazer; a segunda é em que você é realmente bom (ou está se especializando para ser); e a terceira, qual a sua contribuição social fazendo o que você ama e é bom??? Essa congruência vai determinar a sua melhor alternativa.

Queremos encontrar um significado poderoso para nossa vida, sabendo que é possível nos reprogramar e manter uma vida melhor tanto no lado pessoal quanto no profissional, devemos buscar as ações necessárias e possíveis no momento em que vivemos.
“ Se fizer a coisa certa, no momento errado, você só receberá dor! ”
Então vamos buscar agora como tomar decisões assertivas para alcançar nossas metas e objetivos.

Essa é uma análise de cenário. Sendo assim, dividimos em ambiente interno (suas forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças). Resumidamente é possível, quase sempre, controlar o ambiente interno, já que ele deve ser um resultado de estratégias de atuação definidas por você mesmo. Dessa forma, quando notado pontos fortes em nossa análise, devemos ressaltá-los ainda mais, e quando percebemos pontos fracos, devemos agir para controlá-lo, ou ao menos diminuir seus efeitos negativos. Já no ambiente externo, que não pode ser controlado por você, é fundamental para o sucesso dos seus projetos que você conheça o máximo de fatores possíveis, procurando monitorá-los de maneira ágil e eficiente, identificando e evitando ameaças e aproveitando as oportunidades.
Vamos por partes da análise SWOT e desenvolvimento de estratégia pessoal.

Ambiente interno - Autoconhecimento
Primeiro você precisa se conhecer. Pára um pouco, FAÇA UMA AUTO ANÁLISE e se pergunte quais são as suas características, pensamentos, conhecimento, habilidades, competências, qual o seu caráter? Faça uma lista dividindo em duas partes essas características. De um lado coloque todas as suas forças, qualidades positivas, o que você sabe fazer, suas características pessoais. Usar alguns adjetivos para se descrever ajuda, e caso não consiga, peça ajuda a conhecidos que não tenham receios de te falar a verdade, peça o feedback deles. Do outro lado da lista coloque as suas fraquezas, suas dificuldades e as habilidades que você acredita que precisa desenvolver. Depois de fazer uma relação das variáveis que devem ser monitoradas é preciso entender que para avaliar se são forças ou fraquezas é necessário comparar com outras pessoas.
Identifique por exemplo se você é reconhecido pelos outros, os seus conceitos são diferentes ou similares aos dos outros, ou seja, seus valores e ações estão sendo bem vistos e assimilados pelos outros? A sua participação dentro da sociedade, trabalho, família, que significa que você precisa saber em que área especificamente está atuando e qual parcela você ocupa no consumo geral dos valores que você pode contribuir; Custos ou gastos, identifique se você está ou precisa estar investindo mais ou menos em cada ação ou produção de maneira a ter vantagens; Localização, pergunte-se se você está no lugar mais apropriado para executar seus planos ou ser acessado pelos outros, isto é, sua localização é favorável? Matéria-prima, identifique se a fonte de matéria-prima para você é exclusiva ou não, e se o acesso a ela é fácil ou não. Rede de distribuição, pergunte-se qual o grau de controle que você tem sobre as maneiras de distribuir, vender e multiplicar o seu valor. Outras variáveis como capacidade, demanda, satisfação, flexibilidade, pesquisa e inovação, logística, marketing, situação financeira, operações e produções, organização e controle, gerenciamento do seu tempo, direção e aprendizado para aprimorar suas competências também podem ser levados em consideração.
Saiba que, por muitas vezes, as forças e fraquezas se confundem porque o tempo muda muita coisa. Hoje pode ser uma fraqueza que você pode trabalhar ela e transformá-la em uma grande força, e vice-versa. Visualize de longe todo o cenário possível.

Quando temos clareza em quais áreas estamos fortes ou fracos fica mais fácil decidir onde devemos colocar maiores esforços pessoais ou alocar melhor o nosso dinheiro, além de entender onde investir melhor o nosso tempo.
Ambiente externo - Conhecer o cenário geral
Diversos fatores podem afetar o seu desempenho. É preciso entender que as mudanças no ambiente externo, onde você não pode controlar, podem representar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do seu plano estratégico. Isso quer dizer que as mudanças externas podem afetar positiva ou negativamente o seu desempenho e atuação.
A diferença entre você e os outros estará na percepção das mudanças e agilidade ao se adaptar aproveitando melhor as oportunidades e sofrendo menos com as consequências das ameaças ou até as transformando em oportunidades.
Para identificar e avaliar o ambiente externo costuma-se levar em consideração os fatores macro ambientais como: questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, sociais, culturais, legais, etc; e sendo fatores micro ambientais podemos citar: os beneficiários e suas famílias, pessoas ou projetos que tem natureza, finalidade ou caráter semelhante (aos seus), principais parceiros, potenciais parceiros, etc.
Então separamos como oportunidades tudo o que pode trazer crescimento, lucro e fortalecimento como: necessidades não satisfeitas das pessoas; aumento do poder de compra; disponibilidade de linhas de crédito; crescimento no número de pessoas; E as mudanças no ambiente que representam ameaças à sobrevivência pessoal, do seu projeto ou da organização onde você trabalha sendo: mudança no padrão de consumo; lançamentos de produtos, ideias ou serviços novos; redução no poder de compra; novas tecnologias ou metodologias que você não domina, etc.
Sun Tzu, em 500 a.c., na arte da guerra, já dizia:
‘Concentre-se nos seus PONTOS FORTES, reconheça SUAS FRAQUEZAS, agarre as OPORTUNIDADES e proteja-se das AMEAÇAS. ’
Aconselho que se faça a analise SWAT a cada 6 meses, pois o mundo e você mesmo está mudando muito rápido, e é preciso se adaptar para estar em dia com os dois ambientes.
Desenvolvendo sua estratégia pessoal
Numa abordagem mais atual e moderna o fator tempo transforma tudo! Isto é, ameaça com melhora da competência se transforma em oportunidade – chamamos isso de abordagem positiva e proativa e é essa a abordagem que incentivo e recomendo. Pense nisso ao traçar seus objetivos, metas e estratégia em geral.

A ideia agora é cruzar as informações da análise SWAT e tornar sua estratégia pessoal mais assertiva criando ações, metas e tarefas. Veja como:
Alavancas = oportunidade x ponto forte. Quando cruzar as informações de oportunidades com seus pontos fortes pode-se desenvolver ações para melhorar suas vantagens competitivas.
Restrições = oportunidade x ponto fraco. Quando a oportunidade não pode ser aproveitada por ainda ser um ponto fraco. Fique de olho, e pergunte-se: caso você transforme esse ponto fraco, desenvolvendo o que te falta, a oportunidade pode gerar grandes frutos?
Defesas = ameaça x ponto forte. Quando existe uma ameaça, mas você possui pontos fortes para amenizá-la ou contorná-la. Atenção para não deixar passar em branco as ações que precisam ser tomadas para se defender.
Problemas = ameaça x ponto fraco. Quando as ameaças do ambiente externo tornam você mais vulnerável devido aos seus pontos fracos. Cuidados redobrados aqui! Tudo pode ir por água abaixo caso você não identifique as ameaças e pontos fracos que realmente irão te prejudicar. Crie ações proativas para resolver a questão. Analise os riscos e tome providências.
Em cada uma dessas interseções coloque sugestões relevantes em pauta. Use o que você traçou como objetivos e metas correspondentes, priorizando as alavancas e problemas e atenue as forças que prejudicam. Defina onde quer chegar e o timming para isso, distribua responsabilidades, qualifique e quantifique os seus objetivos, estabelecendo metas como base do seu planejamento de maneira consciente objetivando a melhoria contínua.
Te convido para acompanhar o canal Ellen Romanelli, no Youtube. Já com alguns vídeos sobre “Como ter uma vida de sucesso”.
Beijinhos. Até o próximo post.