Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png
  • Ellen Romanelli

Como tirar habilitação internacional (para viajar)


Vai viajar e talvez use um carro, alugado ou não por lá? Então, na teoria o locatário e o motorista devem estar em posse de uma licença válida para dirigir. Como nossa (brasileiros) habilitação está em português e é válida em todo o território nacional o motorista, em país estrangeiro deve possuir UM PASSAPORTE e a LICENÇA DE CONDUÇÃO INTERNACIONAL.

A permissão internacional para dirigir (PID)

PID Habilitação Internacional

Precisar não precisa, mas vai que alguma locadora ou algum policial de transito resolvem te pedir! A carteira de motorista internacional é mais uma prevenção do que uma obrigação, mesmo assim acho melhor tê-la. É bem fácil e rápido para tirar a sua.

Basta fornecer os dados no site do Detran, pagar a taxa e aguardar o envio da PID pelos Correios ou ir lá, no mesmo posto que você dá a entrada, para buscar o documento.

O QUE É PID?

É a emissão da permissão para dirigir nos países signatários da Convenção de Viena. Apenas condutores habilitados, com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida pelo Detran de qualquer dos nossos estados brasileiros e dentro do prazo de validade, podem obter a PID. O prazo de validade da PID será de no máximo 3 (três) anos da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da CNH, o que ocorrer primeiro, observado o limite máximo de 3 (três) anos.

Para maior segurança, o condutor deve consultar o Consulado do País em que deseja dirigir, para verificar a necessidade de emissão do documento.

NO SITE DO DETRAN

Procedimento: Acesse o site do Detran do seu estado, aqui do RIO é esse aqui.

solicitar PID no site do DETRAN
  1. Clique em Permissão internacional para dirigir e emita o boleto no site