É fácil se perder entre tantas opções de destinos, passeios, roteiros, hotéis e hostels, voos e trens, seguros de viagem, documentos, vistos, moedas diferentes, o que colocar na mala para embarcar numa viagem e principalmente fazer tudo isso se adequar ao nosso orçamento.

Vou resumir aqui o passo a passo de como planejei a minha viagem sabática para a Ásia GASTANDO BEM MENOS QUE EU PODERIA IMAGINAR. Como ela é muito longa, de mais de 6 meses, algumas opções ficarão em aberto, mas isso é decisão minha, quero manter em aberto algumas datas e locais para ter flexibilidade ao longo da viagem.
O passo a passo pode ser seguido para qualquer lugar do planeta, só que vou focar em falar sobre a Ásia, ok?
Crie um projeto de viagem
Pense nos locais, período da viagem, o investimento, hospedagem, deslocamentos, um bom seguro de viagem e os gastos pessoais em cada local. Essa é a ordem que segui, mas ir e voltar entre esses temas acontece, como falei, é preciso adequar as expectativas à realidade financeira e também do clima (no meu caso, muito importante saber por causa das monções na Ásia)
ESCOLHA DIRETRIZES
Eu tinha 4 diretrizes para me guiar.
(1) Locais turísticos mais conhecidos por pouco tempo,
(2) priorizar a moradia com aproximação da cultura local fazendo ‘work exchange’ (trabalho em troca de hospedagem),
(3) sempre com wifi para trabalhar na internet e manter contato com minha família,
(4) além de pagar pelo mínimo necessário com o máximo de troca de experiências locais possíveis.

PASSO A PASSO PARA MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM SABÁTICA
Vou fazer uma série de postagens sobre como planejar uma viagem gastando menos, dividindo e detalhando, contando como encarei cada passo e fase. Este post é só o início!
Eu aconselho você seguir esses passos:
#1 Escolhendo o destino
Wish list (destinos)
Datas da viagem (melhor época x sua disponibilidade)
Investimento financeiro
OBS: Com certeza para gastar menos é preciso um pouco de flexibilidade e adequação, nesse post vamos falar um pouco sobre os destinos que desejamos e as diversas promoções que podemos encontrar e aproveitar.
#2 Comprando as passagens
onde comparar preços x promoções
tarifas e bagagens
voos low cost
Stop over
OBS: Depois de escolher alguns lugares para visitar a primeira coisa a se fazer é comprar as passagens. Porém, você vai perceber que para ter um pouco de liberdade é preciso se adaptar e fazer essa compra no momento certo.
#3 Preparando o roteiro
Esboço do roteiro
Finalizando o roteiro
OBS: O roteiro depende muito do tipo de viagem que te agrada, o importante é determinar depois de algumas pesquisas os pontos de maior interesse, os lugares que você faz questão de visitar e os que podem ficar de lado. Além de levar em consideração o seu ritmo, disposição e orçamento.
#4 Como escolher as hospedagens
Pontos de interesse
Baixo custo x media por benefícios X luxo
Work Exchange – trabalho por hospedagem
OBS: Esse item é um dos mais complicados para determinar, o fundamental aqui é ler as resenhas de cada hospedagem que você pretende se instalar.
#5 Como levar dinheiro
Papel moeda
VTM – Visa Travel Money
Cartão de crédito
OUTROS
Gastos gerais + gastos pessoais
OBS: O câmbio e os diferentes tipos de moedas podem dar um nó em uma viagem longa de vários países, você vai perceber que escolher entre levar pouco papel moeda e investir no VTM, mesmo pagando a taxa, ainda é a melhor opção levando em consideração o custo – benefício e segurança na viagem.
#6 Documentos e vistos
Passaporte
Vacina Febre Amarela
Habilitação internacional
Vistos
Seguro Viagem
OBS: Um pouco de burocracia e organização fazem parte de uma viagem mais tranquila. Vamos planejar e entender os custos para esses documentos.
#7 Arrumando as malas
Mala ou mochilão
O que levar na bagagem
OBS: Ninguém gosta de pagar taxas extras por excesso de bagagem, tão pouco ter que carregar aquilo que não vai usar, ou vai usar muito pouco. Aqui vamos detalhar qual opção é melhor para cada tipo de viagem.

Diário do meu período SABÁTICO
Aproveitarei para desabafar em cada post com conteúdo interessante para os viajantes. Escreverei um pouco do processo e dos pensamentos incluindo meus sentimentos com relação a cada fase desse meu período. #40tonapelomundo
O sonho inicial era dar a volta nos quatro cantos do mundo por um pouco mais de um ano. Com o tempo fui dando preferência a Ásia e reduzi o meu experimento sabático para 7 meses de viagem. Aos poucos descobrindo um mundo inteiro de possibilidades onde as únicas regras eram me entregar de cabeça num mundo diferente do meu. Atravessar os oceanos em busca de novas culturas, novos amigos, novos hábitos, experiências e vida, muita vida.
O detalhe, diferente de muitos que buscam um propósito quando mergulham nessa aventura: eu só buscava mais vida. Nem pra fugir, nem pra me encontrar, apenas explorar as possibilidades. Nem pra ser feliz (porque eu já sou), nem pra ter sucesso (porque considero o sucesso a felicidade genuína), sem importar muito o destino, apenas para curtir a jornada. E tudo começou a tomar forma quando resolvi planejar cuidadosamente por onde iria passar.
Em julho de 2018 - Um desabafo a parte!
O fato é que depois de um tempo pesquisando e conversando com minha família sobre essa viagem, todos me olhavam como se eu fosse louca e irresponsável. E isso doía demais!
Mesmo descobrindo que cada dia mais mulheres viajam sozinhas percebi os olhares velados que sempre me deram um nó na garganta, uma enorme vontade de chorar e de acreditar que era impossível. Porque na cabeça “delas” eu as estava abandonando. Não! Pior, eu estava dando preocupações infinitas sobre a minha segurança no mundo tão distante de casa. E provavelmente você também vai passar por isso caso decida fazer uma viagem longa assim.
Além de todos entenderem que uma viagem precisa ser cara, precisa de muito dinheiro para ficar tanto tempo de férias por aí! E sim, viajar de turista, só curtindo os lugares mais caros e passeios mais extravagante é caro mesmo. Porém um período SABÁTICO não é o mesmo que férias. Eu escrevi um pouco sobre isso aqui, no post “Expectativa para a viagem sabática pela Ásia”
Por isso eu compartilho meus pensamentos e somente uma questão para não esquecer ao longo do projeto.
“A vida é trem bala parceiro, passa num piscar de olhos e - Felicidade rima perfeitamente com Liberdade. Então, vamos viver nossos sonhos! ”

Início de setembro de 2018 - Os desafios do universo
Mais um desabafo, constatando as muitas situações que enfrentei na vida ao travar batalhas para realizar meus sonhos! Sabe tudo aquilo que a gente lê sobre #féefoco, sobre #féeforça?
Pois é preciso um bocadão de fé na gente mesma, foco na nossa missão e muita força pra enfrentar e resolver os desafios que surgem de última hora.
Muitos desistem no caminho por ter de encarar algumas situações que surgem, vou dar um exemplo: Ao planejar minha viagem sabática, contei que meu apartamento estaria alugado, e o inquilino já a 11 meses pagando direitinho, completaria nosso contrato de 30 meses. Muito tranquila que essas contas do ap. estariam garantidas e que ainda sobraria algum dinheirinho do aluguel para eu investir e guardar para o futuro, quando eu retornar. Bom, o cara foi demitido do emprego e pediu para romper o contrato, sairá do apartamento esse mês de setembro e agora tenho 2 meses apenas para resolver a situação.
Isso dá uma raiva! Um frio no estômago imaginando que é alguma conspiração cósmica para dar tudo errado.
Aí na mesma semana, tenho que resolver de outra forma a venda do meu carro, porque tive problemas com o comprador que havia arrumado. Ah, e minha advogada, me mandou uma mensagem que preciso pagar uma taxa inesperada (bem alta) para resolver uma outra questão imobiliária... Me parece que os problemas vem sempre em 3, vocês já perceberam isso? É só comigo ou alguém já notou isso?
O fato é que é preciso fé para acreditar, não que é uma conspiração, ou que não era pra ser, mas que mesmo decidindo perseguir nosso sonho, a vida continua e os problemas precisam ser resolvidos com paciência, e resiliência. Mesmo abalando um pouco, é preciso respirar fundo, encarar de frente as dificuldades, resolver uma a uma cada situação e PERSEGUIR nosso sonho. Porque eu vou te falar mais uma coisa: “O que não mata, nos fortalece!” Ô chavão mais que verdadeiro! É só uma questão de decisão, e eu escolhi sim a minha felicidade e meus sonhos, mas com perseverança eu sou mais forte que qualquer problema que possa surgir. Vou resolvê-los, mudar alguns planos, me adaptar a situação e continuar em frente...
Tudo que desejo é que se você também já passou, está passando ou se um dia passar por provações acredite: Encare com fé que de alguma forma as coisas vão se ajeitar, mexa-se e não permita que esses abalos te derrubem!
Estou falando isso só pra que entendam que nem tudo são flores, nem sempre o azul do céu é profundo e as estrelas brilham à noite. Faz parte da jornada encarar dias e noites chuvosos, cinzas e com algumas ventanias. Faz parte, é a vida, e é exatamente o que nos faz dar valor as coisas simples e bonitas. Só é preciso apreciar, agradecer e viver um dia de cada vez.
Acompanhe o Próximo post: Escolhendo o destino
oh, estou por aqui cheia de dúvidas mas com a mente aberta para dicas e conversas sobre viagens sabáticas, sobre a Ásia, sobre viajar sozinha, etc... Se tiver uma história conta pra mim, vou amar compartilhar também.
Beijinhos
#períodosabático #turismointernacional #turismodossonhos #planejamentodeviagem