Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png
  • Ellen Romanelli

Como a decoração afeta nosso humor


Uso, funcionalidade, iluminação, organização, posição, formas e cores nos ambientes afetam diretamente o nosso bem-estar.

Como a decoração afeta nosso humor - quarto vermelho da dor

Quem não quer chegar em casa depois de um dia cansativo ou estressante de trabalho e encontrar um ambiente aconchegante, acolhedor, organizado e seguro? Com muito dinheiro para ostentar ou com pouco dinheiro para investir, não importa, todos queremos conforto no ambiente ao chegar em casa!

O uso das diferentes cores, e o melhor conforto ambiental na decoração influenciam diretamente nossas sensações e o nosso humor dependendo do impacto psicológico que causam em cada pessoa. O cenário que enxergamos com os olhos é captado sob a influência de diversos fatores de bem-estar. Não só a cor, mas o uso e a funcionalidade de cada ambiente e dos objetos nele, a iluminação e a relação do tamanho do lugar com as aberturas e ventilação que ele tem. A organização, posição, forma, os tipos de materiais, em resumo a harmonia geral, de maneira consciente ou inconsciente pode afetar o nosso humor. Vou dar exemplo de cada um deles na prática.

O uso e a funcionalidade do ambiente e dos objetos

A poltrona Crescente foi inspirada no astro Lua em sua forma crescente.

Independente do uso ou da função, tudo que precisamos é ter prazer ao utilizar qualquer espaço. Pensando nisso, se estamos em uma cozinha, por exemplo, fazendo comida, ou lavando louça, mesmo que essa atividade não seja tão agradável para você, é muito mais confortável fazer isso em um espaço com medidas adequadas a circulação, alcance aos acessórios e dispensa facilitado, evitando desgaste e irritação no manuseio dos objetos e alimentos. Já em uma sala, destinada ao estar e ao jantar, é preciso levar em consideração a circulação. Imagina que você esteja vendo televisão e alguém passe pela sua frente a toda hora para colocar algo na mesa de jantar. E se a gente pensar em um home office, por exemplo, é preciso dispor de espaço suficiente para guardar livros e papeis, além de uma mesa e/ou bancada com tamanho e altura adequados às suas necessidades, com ergonomia, afinal você quer trabalhar sem sentir dor nos ombros e nas costas depois.

Marilyn Monroe no sofá

É necessário entender o uso de cada ambiente de maneira que a sua função não seja prejudicada, imagine um cantinho sossegado da sua casa, onde você quer colocar uma poltrona confortável para ler ou meditar, claro que você quer tranquilidade e silêncio para isso, então não coloque esse ambiente embaixo de uma janela que dá diretamente para um bar com música ao vivo, com certeza você não vai ficar com o humor legal usufruindo desse cantinho especial ouvindo toda a agitação exterior.