top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

Como a decoração afeta nosso humor


Uso, funcionalidade, iluminação, organização, posição, formas e cores nos ambientes afetam diretamente o nosso bem-estar.

Como a decoração afeta nosso humor - quarto vermelho da dor

Quem não quer chegar em casa depois de um dia cansativo ou estressante de trabalho e encontrar um ambiente aconchegante, acolhedor, organizado e seguro? Com muito dinheiro para ostentar ou com pouco dinheiro para investir, não importa, todos queremos conforto no ambiente ao chegar em casa!

O uso das diferentes cores, e o melhor conforto ambiental na decoração influenciam diretamente nossas sensações e o nosso humor dependendo do impacto psicológico que causam em cada pessoa. O cenário que enxergamos com os olhos é captado sob a influência de diversos fatores de bem-estar. Não só a cor, mas o uso e a funcionalidade de cada ambiente e dos objetos nele, a iluminação e a relação do tamanho do lugar com as aberturas e ventilação que ele tem. A organização, posição, forma, os tipos de materiais, em resumo a harmonia geral, de maneira consciente ou inconsciente pode afetar o nosso humor. Vou dar exemplo de cada um deles na prática.

O uso e a funcionalidade do ambiente e dos objetos

A poltrona Crescente foi inspirada no astro Lua em sua forma crescente.

Independente do uso ou da função, tudo que precisamos é ter prazer ao utilizar qualquer espaço. Pensando nisso, se estamos em uma cozinha, por exemplo, fazendo comida, ou lavando louça, mesmo que essa atividade não seja tão agradável para você, é muito mais confortável fazer isso em um espaço com medidas adequadas a circulação, alcance aos acessórios e dispensa facilitado, evitando desgaste e irritação no manuseio dos objetos e alimentos. Já em uma sala, destinada ao estar e ao jantar, é preciso levar em consideração a circulação. Imagina que você esteja vendo televisão e alguém passe pela sua frente a toda hora para colocar algo na mesa de jantar. E se a gente pensar em um home office, por exemplo, é preciso dispor de espaço suficiente para guardar livros e papeis, além de uma mesa e/ou bancada com tamanho e altura adequados às suas necessidades, com ergonomia, afinal você quer trabalhar sem sentir dor nos ombros e nas costas depois.

Marilyn Monroe no sofá

É necessário entender o uso de cada ambiente de maneira que a sua função não seja prejudicada, imagine um cantinho sossegado da sua casa, onde você quer colocar uma poltrona confortável para ler ou meditar, claro que você quer tranquilidade e silêncio para isso, então não coloque esse ambiente embaixo de uma janela que dá diretamente para um bar com música ao vivo, com certeza você não vai ficar com o humor legal usufruindo desse cantinho especial ouvindo toda a agitação exterior.

Iluminação e ventilação

Na arquitetura existem padrões mínimos estipulados para cada tipo de ambiente. Mas vamos falar de qual sensação tanto a iluminação quanto a ventilação influenciam no nosso humor. A iluminação pode ser mais intimista e acolhedora, suave e indireta, natural ou artificial ou com pontos focais de intensidade maior, dando destaque a um determinado objeto, ou ao ambiente como um todo. Por exemplo, vamos imaginar um corredor, não com aquela iluminação no teto no meio dele distribuindo luz com a mesma intensidade por todo o ambiente, mas com luzes próxima ao chão, delimitando o caminho e um pouco de foco em quadros e objetos decorativos pela parede, qual opção te dá mais prazer ao caminhar por esse espaço estreito e desagradável naturalmente?

Ok, agora vamos imaginar uma grande sala, com várias janelas e um pé direito alto. Se as janelas estiverem abertas e desobstruídas, tanto a iluminação quanto a ventilação estão favorecidas naturalmente durante o dia, mesmo com as luzes apagadas, mas é legal usar uma cortina ou persiana para dar mais privacidade e tornar o ambiente mais acolhedor além de regular a entrada de vento. Já durante a noite o uso da iluminação adequado pode tornar o ambiente mais intimista para receber os amigos ou mais escuro para ver um filme por exemplo.

Tubulação aparente na decoração

Se você não pode investir em uma reforma, como rebaixar o forro, criar vários pontos direcionando a luz no teto ou nas paredes, passar conduítes pelas paredes, teto ou piso é possível usar alguns artifícios como nessa foto abaixo, deixando a iluminação em tubulação aparente. Como nessa imagem que a Casa de Valentina fez para a casa cor.

Organização

O mais complexo item que influencia diretamente no humor de quem usa um ambiente é a organização! Conseguir harmonia visual, isto é, o equilíbrio do ambiente com uma boa combinação de todos os elementos é fundamental para manter prazer e um humor positivo. É preciso olhar o todo para definir onde colocar cada tipo de objeto, além de mantê-los organizados. O maior pecado é o excesso de informação, que torna o ambiente desconfortável. Nem estou falando de coisas fora do lugar como uma toalha na cama, um sapato no meio da sala ou a pia cheia de louça, imagino que isso não melhore o humor de ninguém.

organização na cozinha de fazenda

Vou dar dois exemplos extremos para você pensar! Imagine uma cozinha integrada com a sala lá do interior de minas, de uma daquelas casas coloniais amplas e cheia de objetos antigos, panelas grandes com uma enorme mesa no meio. Agora imagine uma cozinha integrada com a sala, monocromática, assim toda branquinha, bem minimalista... quais são as sensações quando o ambiente é bem organizado e a posição dos móveis e utensílios tem seu lugar? A mostra ou bem guardados, não importa. A organização deles é que influencia na nossa percepção, nos nossos sentimentos quanto ao lugar mais ou menos agradável.

decoração afeta no humor - cozinha minimalista toda branquinha e organizada

Posição, forma, tamanho e tipos de objetos e materiais

Juntei essas características porque todas elas influenciam nosso humor de maneira singular, mas com o mesmo efeito. Os materiais possuem características distintas quanto a textura e aspecto (forma ou tamanho). O uso em deles em determinados locais pode ser funcional e agradável, ou pode obstruir e ser desagradável. Vamos imaginar uma poltrona, superconfortável, com o formato e materiais que combinam com o restante do ambiente, posicionada no caminho, em um corredor entre o banheiro e a sala de estar. Caso a casa esteja com muita gente, quem sentar ali não ficará por muito tempo, mesmo sendo um móvel de tamanho e material adequados para o relaxamento, porque a sensação de estar obstruindo o fluxo será muito desagradável, portanto a posição de cada elemento influencia o nosso comportamento pela sensação que sentimos.

Decoração afeta nosso humor - mesa redonda

A forma dos objetos influencia bastante no nosso comportamento também, por exemplo, sentar-se sozinho a mesa é diferente se a mesa for redonda ou retangular. A superfície retangular, que possui lugares delimitados, transmite uma sensação de que falta alguém ao nosso lado, já a redonda não. Já a disposição de cadeiras ou poltronas uma de frente para as outras traz uma situação de confronto, em quanto uma ao lado da outra uma sensação de parceria e igualdade. De qualquer forma o layout do ambiente deve ser analisado e definido para um melhor conforto e uso do ambiente.

Texturas e Cor

A escolha da paleta de cores para um determinado espaço deve ser definida de acordo com as sensações que se quer passar no ambiente como um todo. Os diferentes materiais possuem características distintas quanto à textura, ao aspecto e à temperatura, podendo então deixar os espaços mais frios ou mais aconchegantes, mais imponentes ou acolhedores. Além de combinarem entre si ou não, podendo criar uma composição agradável ou então poluir o visual a ponto de fazer com que as pessoas se sintam prazer ou desconforto no ambiente. Cada cor tem também diferentes impactos psicológicos sobre nós, remetendo a pensamentos e estados de espírito variados como alegria, tranquilidade, agitação, fome, sono, irritação e até influências sobre a nossa saúde.

círculo cromático - unidades cromáticas

As unidades cromáticas também estão relacionadas a padrões e costumes socioculturais. Inclusive anualmente é lançada a cor do ano pela PANTONE confira aqui a cor de 2018, esse ano com a cor ultravioleta com a mensagem – “Inventiva e imaginativa, Ultra Violet acende o caminho para o que está por vir”. E as tendências de cores para 2018 da Suvinil com a cor chamada terra roxa, a cor que nos conecta com nossas raízes.

Dicas sobre cor:

Cores fortes em apenas uma parede

Pintar apenas uma parede com uma cor mais forte é o mais usado para dar destaque a um determinado ponto. Mas cuidado, que dependendo da posição da parede você pode alongar, ou estreitar mais o ambiente, pode dar a sensação de torná-lo maior ou menor. Usar no restante das paredes cores mais frias e claras como o bege, o branco, o cinza ou os tons off white funciona.


Cores cheias de personalidade na decoração - azul com amarelo

Se você gosta de uma determinada cor mais forte, pode usar em objetos maiores ou em vários objetos menores, tendo a base de revestimentos em tons mais claros como o branco e o cinza, podendo até usar uma cor de madeira mais forte ou clarinha.

Ao escolher cores diferentes para um mesmo ambiente nos baseamos no círculo cromático. Geralmente combinando cores complementares ou análogas, mas também usamos as combinações em triangulação, quadrado, retângulo ou as cores meio complementares. Escolha a sua paleta baseada nessas combinações e não tem como errar.

Mas se você quer abusar de uma determinada cor, tudo bem, só tenha cuidado para harmonizar a cor à sensação que você quer dar ao ambiente de acordo com o seu uso. Lembra do quarto de jogos (o tal quarto vermelho da dor) do filme ‘Cinquenta tons de cinza’, para ele que escolheu a cor vermelha remete ao prazer, para ela remeteu a dor.

Os efeitos psicológicos dos ambientes são, então, muito marcantes, por isso não basta que eles sejam somente bonitos, até porque o belo é questionável. É preciso pensar em fatores mais práticos e também em outros mais subjetivos, de uma maneira bem abrangente e completa dependendo do uso e de quem vai usar o ambiente. Na verdade, gosto não se discute. O que eu gosto e me faz bem, por ser agitada e muito prática, pode não servir para aquelas pessoas que são mais calmas e funcionais. Eu mesma, gosto de ambientes diferentes, para cada situação ou momento em que estou vivendo.

A nossa relação com o ambiente está diretamente ligada ao prazer ou a dor que sentimos estando ali, então sim, a decoração influencia no nosso humor, com certeza!

E aí, se inspirou para redecorar? Pensa bem, o ambiente em que você vive pode te agitar mais ou acalmar e trazer paz. Preste atenção no seu humor quando andar por ali e me conta aqui o quanto te afeta todas as características que contei aqui.

Beijinho. Até o próximo post.

#arquitetura #decoração #inspiração #designerdeinterior

bottom of page