top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

A sabedoria do “Foda-se! ”


6 dicas de quando vale e 6 dicas de quando não vale usar...

Use com moderação e seja mais feliz.

A sabedoria do "foda-se". Use com moderação

Definitivamente e incondicionalmente não teria sobrevivido sem ele. Em ocasiões especiais ele se comporta de uma maneira libertadora. Entenda! Não digo que nada presta ou vale a pena seu interesse, pelo contrário, mas em determinadas situações onde não se tem o controle ou não depende de nós mesmos, quando insistir em alguma coisa não fará diferença alguma, a melhor atitude é deixar acontecer, é despreocupar, é retirar-se sem fazer barulho, é apertar o botão e deixar rolar. Simples assim. Tão simples que não vale sentir culpa ou remorso.

homeoffice com caixotes de Ellen Romanelli

Resolvi escrever sobre essa poderosa sensação porque nessa semana uma amiga me falou que precisava usar esse botãozinho depois de ver uma foto do meu homeoffice com a palavra FODA-SE! Leiam esse post, e entendam que é preciso simplicidade para saber viver! Inclusive existem alguns livros que falam sobre isso. Eu mesma inicio o meu livro, Rearquitetando a vida" com a introdução sobre o Foda-se. Acredito que todo mundo tem direito ao foda-se! Mas as pessoas ainda não compreenderam a profundidade dessa postura e para a maioria delas o uso indevido impede o crescimento pessoal, ou prejudica a vida alheia. Então quando falo para usar com moderação, significa que é preciso um mínimo de sabedoria para separar quando vale e quando não vale usar.


Botão do "foda-se"

6 dicas de quando eu mesma usei o botão do foda-se....

Imagino que nesses casos vale!

1. Primeiro uma pergunta: O quanto de culpa carrega-se por não exercer alguma tarefa momentaneamente?

E a resposta mais simples é: aceita que dói menos! Ligue o botão do foda-se para determinada coisa e mergulhe de cabeça no que te faz feliz! Em algum momento você deve encontrar felicidade para fazer o que não fez antes. Somos multitarefas, impossível ter uma vida diária completamente equilibrada. Casa, carro, trabalho, família, amigos, saúde, paixões, são mil e uma coisas ao mesmo tempo! Sentimentos e ações que escolhemos dando prioridade a cada situação de acordo com a nossa conveniência. Por mais que exista organização na vida de alguém, algum pedaço fica com menos atenção em alguns momentos.

2. Esgotadas as tentativas.

Todos me olham estranho quando falo que briguei com minha filha e ficamos meses sem nos falar. Mas eu não sabia mais o que fazer para educar. Dei à luz a uma menina, quando ainda era menina, eu tinha 14 anos. Fiz de tudo para dar amor, carinho, e educação para minha filha, mas do meu jeito! A criei como uma amiga, minha melhor amiga, mas fui muito dura ao ensinar as coisas da vida e hoje acho que faltou ser mãe, então ‘a coisa’ se complicou. Passamos juntas alguns traumas familiares, mas não superamos juntas cada um deles. Então, existem situações em que é necessário sair estrategicamente da vida de alguém. Alguém que já não conseguimos mais ajudar e que de alguma forma não nos faz bem. Mesmo sendo um filho! Isso não é abandono, isso é estratégia, isso é dar espaço para que a própria vida ensine e coloque o que é necessário no lugar. Isso é respeito ao espaço de cada um. Mas deixar um filho adolescente por conta da vida é preciso muita coragem, é preciso apertar um botão que acoberte tanta tristeza e dor que permanece no peito de mãe. Meu único consolo era que minha mãe a estava protegendo na época. É preciso não se maltratar e deixar acontecer, acreditar que ela aprendeu de alguma forma o que é certo e o que é errado que você ensinou, então nessas circunstâncias, delicadamente chamo isso de “foda-se”.

3. Saber dizer não é fundamental para a nossa própria saúde física e mental.

Porque sempre falamos sim, alguns se aproveitam da nossa bondade. É necessário entender qual o limite entre ajudar ou compartilhar com os que gostamos e nos prejudicar demasiadamente. Claro, na vida tudo é escolha, entre amigos eventualmente a escolha está entre ele ou eu. O ponto é, quando escolho a mim mesma, preciso ligar o tal botãozinho do foda-se para que eventual cobrança não se torne culpa.

4. Exclusivamente para os profissionais competentes e mal valorizados, o botão do foda-se se aplica a momentos em que depois de tempos com você insistindo em melhorias, o chefe continua fazendo a mesma coisa e cobra resultados diferentes.

5. Saúde. Manter uma alimentação saudável é fundamental, contudo, eventualmente apertar o botão ENORME do foda-se e comer ou beber moderadamente alguma coisa deliciosa é prazer, é recompensa, é permitido e recomendado.

6. Loucura? Não se questione por não dar desculpas, use o botão e concentre-se em superar os obstáculos para fazer mais e melhor, mesmo que os outros não compreendam as suas boas intenções, mesmo que não consigam distinguir o futuro que você quer estar. Só os fortes enxergam a insegurança como uma oportunidade. Você sabe que não é perfeito, mas se não está disposto a aprender e evoluir, apesar do risco de parecer um louco, então você não está vivendo. Você está apenas existindo!

6 dicas de quando NÃO vale usar o botão do foda-se....

Quase que uma lição para toda uma vida sobre frases que eu ouço por ai!

Foda-se: quando não usar

1. Isso não é justo!

Entenda, a vida não é justa! E simplesmente apertar o botão do foda-se culpando a vida pelo atual problema não é um pensamento produtivo positivo, nem atitude de quem pretende ter sucesso. Uma pessoa bem-sucedida ocupa-se procurando uma solução. Você é hoje a consequência do que você decidiu no passado. Assuma e aprenda a tomar decisões melhores!

2. Não cabe a mim!

Quando o trabalho vai além das descrições preliminares e oficiais, acionar o botãozinho descrito como “cargo” definitivamente já não vale mais. Supere as expectativas, seja mais positivo e útil. Faça dar certo!

3. Isso é impossível! ou “Eu não consigo! Foda-se! ”

Não se limite, por favor! Supere-se e vá além. Trabalhe duro e quando surgir uma situação difícil trabalhe em busca de uma solução. Faça um tanto além do seu possível. A nossa consciência é demasiadamente limitadora, SEMPRE podemos ir além do que acreditamos conseguir. Liberte-se, o impossível é apenas o começo para a conquista dos seus sonhos.

4. Eu não tive escolha!

VOCÊ SEMPRE TEM UMA ESCOLHA! – Nesse caso, ligar o “foda-se” para justificar a sua vergonha ou arrependimento não fazem de você uma pessoa melhor, ao contrário, só mostra a sua fraqueza.

5. Odeio o meu trabalho!

Seja grato as oportunidades que tem! As vezes fazemos o que queremos e gostamos, mas NÃO acionar o botão da negatividade improdutiva do foda-se nos momentos em que se tem que fazer, o que tem que fazer, pode ser uma experiência maravilhosa de ajuda ao próximo e evolução pessoal. Gratidão pelo que se tem é fundamental para conquistar o que se quer! E, se pensar bem, você sempre tem a escolha da decisão do que fazer da sua vida, você que decide.

6. Eu sempre fiz as coisas dessa forma!

Continuar fazendo as mesmas coisas esperando resultados diferentes é insanidade. Esse botão de: “foda-se, não penso fora da caixinha! ” representa a sua falta de interesse em evoluir. Reinvente-se!

Saber que todas as decisões têm consequências não é uma questão de física, onde cada ação tem uma reação de mesma força e intensidade, contrária! O ser humano é uma caixinha de surpresas, cheia de sentimentos, experiências, e reações adversas. Não é possível tirar por você como os outros reagem. Criar expectativas de retorno a alguma ação que fazemos só alimenta a ansiedade e gera frustração. Portanto, faça o bem sem olhar a quem! Faça o bem novamente e de novo e de novo. Melhore o que você é, estude, viva a sua vida transmitindo o que você tem de melhor. Seja feliz com a pessoa que você é ou transforme-se!

A vida é simples!

FODA-SE, USE COM MODERAÇÃO!

Ao contrário do que muitos pensam, esse sentimento de desapego não é uma solução mirabolante, ou técnica maravilhosa para ignorar os problemas, mas uma maneira de conviver com eles tranquilamente. Mandar alguém se f*der é outro assunto, é malcriado e uma insulta, bem diferente de ligar o seu botãozinho do foda-se para ter um sossego mental sem culpas ou rancores. A vida é simples, se você tem um problema e pode fazer alguma coisa, apenas faça o que deve ser feito e não se preocupe. Mas caso você não possa resolver o problema (vale lembrar que deve haver dedicação para descobrir se há solução), também não se preocupe, nem tenha remorso ou culpa, ligue o foda-se e seja feliz, a “vida” se encarrega de esclarecer tudo, de tempo ao tempo.

Você se identifica com alguma das minhas dicas? Me conta, compartilha aqui comigo, desabafa!

Ah, não esquece de marcar aquela amiga ou amigo que precisa de umas verdades porque sente culpa por alguma coisa que realmente não dependia dele. Espero ter esclarecido alguns pontos, façam bom uso do FODA-SE!

Beijinhos

#inspiração #vida #humanidades

bottom of page