top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

Como definir a decoração da casa nova? Desafios e conflitos de casal.


Quem casa quer casa!

recém casados

Recém-casados descobrem a influência dos diferentes hábitos da vida nova e sempre tentam se adaptar um ao outro em prol de um terceiro, a vida a dois.

Segundo a teoria de Napoleon Hill, em MasterMind, “ Duas cabeças unidas formam um terceiro pensamento.” Mas vou além, acredito que um pensamento amplo e singular deve surgir na sinergia entre um arquiteto e os seus clientes, na tradução física do desenvolvimento de ambientes.

Hoje em dia quase todo mundo tem uma ideia do que gosta ou não, dentro da decoração. Uns gostam de cores mais fortes, alegres e vibrantes, outros de tons mais neutros, degrade, sóbrios. Alguns gostam da mistura de texturas e relevos, outros gostam do minimalismo, da pouca informação visual.

Mas a questão é, como encontrar a mistura perfeita para a decoração da casa de duas pessoas diferentes? Resumidamente existem três pontos que podemos discutir e tentar ajudar a conciliar; os seus hábitos, os seus estilos, e o potencial para investimento financeiro do casal.

Hábitos ...

Para entender e acertar na decoração algumas perguntas chave precisam ficar esclarecidas.

Detalhar como é a vida em casa de cada um é o início. Seus hábitos, o que gostam de fazer e como, mas também o que não gostam e querem que seja diferente. É preciso anotar o que não pode faltar e o que pode irritar cada um de vocês. Como são seus hábitos de sono, alimentação, relaxamento, estudo, trabalho e diversão?

Depois que esclarecer como já são, descubram, planejem e decidam como querem que seja! Essa é a perfeita hora das mudanças e quem decide seu futuro são vocês! Porque quem casa, quer casa... quer uma vida boa, melhor, cheia de amor, paz e felicidade, com o prazer de compartilhar seu espaço com seu amor.

A Franco Albini chair (with blanket) among Gamper’s pieces.

Estilos...

Minha dica é usar e abusar do app Pinterest, crie sua página e insira diferentes pastas de diferentes ambientes como cozinha, sala, varanda, banheiro, decoração ou móveis, iluminação, revestimentos, e não esqueça de incluir uma pasta de diy (do it yorself) para coisas que vocês dois podem fazer juntos e criar histórias para uma vida inteira.

Entender qual dos dois vai usar mais determinado ambiente da casa é fundamental para que essa pessoa tenha o peso maior na decisão de como será aquele ambiente. Imaginando que em um casal especifico o marido é que mais gosta e vai usar a cozinha. Ele que mais se interessa em fazer comidas ou bebidas diferentes e vai realmente precisar do espaço para fazer o que gosta, então nesse caso é mais interessante que ele dê a palavra final de como será a distribuição e decoração desse ambiente, deixando que a esposa dê a palavra final em outro ambiente. Nesse exemplo a decisão pode ser individual dentro de cada espaço da casa, então para manter o equilíbrio na sensação de que o seu lar está com a cara do casal, outros ambientes devem ser desenvolvidos om o mesmo conceito.

Estilos de cozinha

Investimento...

Veja bem, definitivamente é melhor que uma terceira pessoa tente encontrar o equilíbrio dos desejos, hábitos, necessidades e possibilidades do casal para reformar ou decorar sua residência, procure um profissional para ajudar a conduzir seu projeto.

Nosso lar é um ambiente vivo, onde toda uma vida estabelece um relacionamento com o que se tem disponível. Todos queremos segurança e conforto dentro de casa e sonhar com essa nova vida a dois é fundamental para realizar um bom planejamento conjugal. Não tornar esse sonho em pesadelo está nas suas mãos.

É sensacional quando se tem dinheiro para investir no que há de melhor no mercado, mas nem sempre é possível adequar o que se quer com o que se pode ter. Nesse caso é preciso fazer escolhas e decidir onde e em que é preciso investir mais ou gastar menos. Minha dica é sempre investir em bens mais duráveis, com qualidade superior, dos quais não será necessário substituição a pequeno ou médio prazo. Para isso é fundamental fazer um planejamento e entender que as aquisições podem e devem ser feitas ao longo do tempo. Quero dizer, por exemplo, que se você não pode comprar agora para toda a casa um bom armário planejado, faça aos poucos, coloque algo provisório em algum espaço, mas planeje-se para adquirir o que tem de melhor com o tempo. Não deixe o provisório virar permanente!

Conheci casais que não conseguiram superar os conflitos na hora de decidir como e o que será feito e comprado para a casa nova. Quase todos os casais, que não tem ajuda profissional, acabam por ter um dos dois abrindo mão da decisão ou escolha para que o outro resolva sozinho, ou se separam antes mesmo de casar. Porque realmente é difícil conciliar, não só o gosto, mas também a decisão de o que vale a pena investir e onde vale a pena economizar.

Primeiro é necessário saber o quanto o casal terá disponível para investir. Depois, façam uma perspectiva de quanto irão gastar com as despesas mensais, e as anuais do casal. Entendam e assumam o que poderá ser para agora e o que deverá ser para o futuro. Coloquem no papel todas as aquisições, mão-de-obra, e o tempo que tudo vai levar. Não esqueçam de analisar os pequenos e os grandes riscos de uma possível obra. Com uma projeção da renda de cada um, guardadas as necessidades das despesas fixas, quanto pode ser reservado mensalmente, no presente e no futuro para investir na sua casa?

Descubram juntos o que tem em comum e procurem ajuda para equilibrar nas decisões, planejamento e execução dos seus sonhos.

quem casa quer casa! Casal de mãos dadas e feliz.

Espero ter ajudado. Divirtam-se juntos!

Gostou? Conte pra nós sua história. Comente, compartilhe, curta!

#inspiração #sucesso #vida #decoração

bottom of page