top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

OCUPAÇÃO URBANA – PONTOS NODAIS - O que chama a atenção de um arquiteto passeando?


cable car - Fira - Santorine

Diário de viagem: décimo dia – Ao chegarmos em Firá, Santorine, Grécia, a bordo do navio Costa NeoRiviera, estávamos eufóricas para desembarcar no paraíso! O barquinho que leva o pessoal do navio ao cais demorou muito então resolvi comprar, ali mesmo no cais, passagem para Oiá, ao norte da ilha. Fomos com outro barquinho até esse outro cais em Oiá, correndo muito fiz várias fotos e vídeos fantásticos, o branco das casas e o piso de mármore também branco das ruas é fascinante contrastando com o marrom do penhasco e o azul intenso do mar. Mas o ápice do passeio, depois de retornar de ônibus para Firá, foi apreciar a vista, nesse ponto fantástico, onde está o cable car, uma espécie de teleférico de onde as pessoas se deslocam do cais ao topo da cidade. A tarde estava meio cinza, mas o fascínio do lugar e a magia desse paraíso transbordam em suspiros apaixonados e olhares atentos...

Acima, na Itália as praças são pontos nodais tanto com aglomeração de pessoas quanto passagem e referência para onde se vai.

estação de trem Veneza

Ao lado - A estação de trem em Veneza está sempre movimentada e é o principal acesso a cidade. Dali mesmo, compramos um passe para 2 dias de vaporetto, o transporte público e aquático da cidade.

Definindo ... Pontos nodais

“São pontos estratégicos na cidade, onde o observador pode entrar, e que são importantes focos para onde se vai e de onde se vem. Variam em função da escala em que se está analisando a imagem da cidade: podem ser esquinas, praças, bairros, ou mesmo uma cidade inteira, caso a análise seja feita em nível regional.

Pontos de confluência do sistema de transporte são nós em potencial, tais como estações de metrô e terminais de ônibus. ”

Campo di Fiori - Roma

Ao lado a Praça Campo di Fiori, tem uma aglomeração de pontos comerciais e restaurantes. Semanalmente têm uma feirinha muito frequentada por turistas e moradores.

“Outro tipo de que apareceram frequentemente nas entrevistas de Lynch são as “concentrações temáticas”, tais como os centros puramente comerciais. Tais locais atuam como nós porque atraem muitas pessoas e são utilizadas como referenciais. ”

Acrópoles - topo - Atenas

No topo da Acrópoles, em Atenas, o turismo reúne centenas de pessoas. Definitivamente é para lá que todos os turistas da região se deslocam. Um sítio arqueológico amplo a céu aberto. A caminhada se dá através da subida de 150 metros de rampas e escadas. Para quem um dia estudou essa parte da história, a visita é simplesmente emocionante!

praça sultanahmet - entre a santa sophia e a mesquita azul - istambul

Em Istambul a Praça Sultanahmet - entre a Santa Sophia e a Mesquita Azul é um dos pontos de congruência e muito movimento. O lugar é incrível! A adversidade cultural esbanja harmonia e paz. O lugar é incrível!

Estamos incentivando o TURISMO BASEADO NA CULTURA DOS LOCAIS. O que você já encontrou de interessante nas suas viagens? Conta pra gente!

Curta, Compartilhe, deixe seu Comentário

No próximo post teremos OCUPAÇÃO URBANA, com MARCOS.

Texto e imagens de Ellen Romanelli

bottom of page