top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

OCUPAÇÃO URBANA - LIMITES - O que chama a atenção de um arquiteto passeando?


Autor do livro “A Imagem da Cidade”, de1960, Kevin A. Lynch, urbanista americano, escreve sobre a percepção dos ambientes urbanos e sobre como analisar e melhorar as formas visuais de uma cidade, que utilizei como base desse estudo da ocupação urbana, em viajem cultural com foco na arquitetura, realizado em 2016, à Itália, Croácia, Grécia e Turquia. Na sequência... limites.

Abaixo, a entrada para a Piazza del Popolo limitada por edificações, que faz a ligação ao norte de Roma, entre várias ruas principais da cidade.

entrada da Piazza del Popolo - Roma - Itália

Ponte Sisto Roma

Diário de viagem: Vigésimo primeiro dia. “Após almoçar com uma vista privilegiada do Coliseu, partimos para mais uma jornada cultural, ... ao atravessar a Ponte Sisto, sobre o Rio Tibre, chegamos a Trastevere. A incrível história da ocupação judaica deste lado da cidade de Roma me fez arrepiar! De ruas estreitas de paralelepípedo, cercada por casas medievais e impregnada de contos de segregação essa margem do Rio Tibre se expõe com habitantes multiculturais exalando tranquilidade, paz e muita cultura. Diferente de tempos atrás...

Ponte Sisto em Roma travessia a Trastevere

Definindo Limites

“São elementos lineares constituídos pelas bordas de duas regiões distintas, configurando quebras lineares na continuidade. Os limites mais fortemente percebidos são aqueles não apenas proeminentes visualmente, mas também contínuos na sua forma e sem permeabilidade à circulação."

Limites - Forte antigo - Corfú - Grécia

Em Corfu na Grécia, dois extremos limitaram meu rápido passeio, o Antigo forte (a direita), preservado e ainda um monastério. E ao cruzar a Praça Esplanada, caminhando pelas ruas cheguei a essa vista linda limitada pela orla (abaixo).

Limite da costa em Corfú - Grécia

Abaixo, em Florença, a presença marcante da Ponte Vecchio, faz a ligação das margens do Rio Arno, passagem certa dos turistas, a pé, nessa cidade cheia de cultura e edificações fantásticas.

Ponte Veccio - Florença

"Os “limites” podem ser considerados barreiras (rios, estradas, viadutos, etc.) ou como elementos de ligação (praças lineares, ruas de pedestres, etc.). Podem ter qualidades direcionais, assim como os caminhos. Ao longo de um rio, por exemplo, sempre se tem a noção de que direção se está percorrendo, uma vez que o lado do rio fornece essa orientação. ”

Acima, uma das pontes mais famosas, a Ponte di Rialto, faz a ligação no limite entre leste e oeste de Veneza, localizada no centro da ilha. Em toda a extensão da ponte, sempre muito cheia de pedestres, encontramos comércio de souvenirs, vidros de Murano, joias, roupas, etc. Abaixo, a primeira ponte ao entrar pelo canal mais largo no centro de Veneza, a Ponte dell'Accademia, uma passagem de pedestres feita em madeira, faz a ligação para chegar ao Museu de artes “Gallerie dell’Accademia” ao fundo.

Veneza - ponte Accademia e Palazzo Cavalli Franchetti

No próximo post teremos OCUPAÇÃO URBANA, com BAIRROS.

Já esteve por lá? Qual foi sua impressão da imagem dessa cidade de canais, palácios e igrejas impressionantes???

Deixe seu depoimento. Curta, Compartilhe.

Texto e imagens de Ellen Romanelli

#inspiração #turismocultural #arquiteto #limites

bottom of page