top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

O que chama a atenção de um arquiteto passeando?


piazza dei miracoli - Pisa - Itália

INSPIRAÇÃO VIAJANDO

Viajando pela Itália, Croácia, Grécia e Turquia, olha só as maravilhas que consegui fotografar e trazer para compartilhar! De olhos abertos e atentos para renovar a inspiração para criar nossos projetos. Descobrindo que o “antigo” sempre tem muito a dizer, e que tudo que aprendemos nos livros se transforma quando podemos sentir o ambiente e “viver” o lugar!

Vamos separar em tópicos criando uma sequência de matérias, imagens interessantes e cheias de histórias que quase sempre falam por si só. Nessa primeira, falaremos do mobiliário urbano, itens que realmente se destacam pela beleza, funcionalidade ou uso coletivo.

Mobiliário Urbano

Mobiliário urbano é um termo coletivo para objetos e equipamentos instalados em ruas, praças e estradas para diversos propósitos.

  • Luminárias que fazem o charme do lugar.

Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer.

Aqui temos exemplos de Pisa, Florença, Veneza e Roma na Itália, Creta e Corfu na Grécia, Capadóccia e Istambul na Turquia.

  • Banca de jornal e souvenirs com estilo próprio.

São variadas, espalhado pelo caminho por toda Itália encontra-se esse tipo, bem fofo, de jornaleiros, que além de jornal, revistas, mapas e souvenirs também vendem os tickets de transporte público.

... e pela Capadoccia, em cada parada turistica encontramos barracas improvisadas com os mais variados artigos locais, com vendedores insistentes e bons negociadores!

  • Bancos e jardineiras fazem a diferença.

Mesmo as estruturas clássicas de bancos fazem o charme de espaços urbanos, servindo para paradas de descanso no caminho, mas quando encontramos modelos diferentes, cheios de criatividade, ficamos encantados!

Veja o que encontramos em Veneza, Torcello, Pisa, Istambul, Capadoccia e Split.

  • Fontes, refrescantes e lindas!

Os Romanos sempre tiveram uma grande paixão pelas águas públicas, como demonstram os aquedutos e as termas da Roma Antiga. Ainda hoje o número de fontes a Roma está acima da centena, entre fontes monumentais, fontes ornamentais e fontanários. Em cada canto de Roma tem uma fonte, com agua potável, e o melhor, de graça! No entanto, a beleza e importância do monumento que a abriga sempre tem muita história pra contar... muita água já correu por ali...

  • Relógios, símbolos do tempo.

Num mundo cada vez mais apressado e globalizado, onde a novidade tecnológica de ontem é aposentada em poucos meses por outro avanço ainda mais audacioso, não são poucos os relógios de rua que sobrevivem sem rugas à passagem dos anos. Eles não envelhecem porque governam o tempo!

  • Outros mobiliários interessantes.

Equipamentos variados e distintos chamam a nossa atenção, pela beleza, ou pela funcionalidade. Cada um com seu charme pessoal ou curiosidade.

Esse canhão chama a atenção, posicionado estrategicamente no forte velho em Corfu, representa tempos antigos de guerra dessa região tão linda e hoje cheia de paz...

... e no meio da praça um grande Carrossel chama a atenção, não só das crianças, mas de todos os que viajaram à sua infância e um dia curtiram a romântica voltinha montado no cavalinho, zebra ou girafa.

Boias gigantes decoram o cais do porto de Split, Croacia. Presença marcante pelo volume e funcionalidade.

Teleférico no porto de Santorine – cable car, conduz ao topo da montanha onde está toda a cidade, a subida de 22O metros em apenas 3 minutos. O passeio e a vista são sensacionais!

Simbolo de um presente Germânico à cidade de Istambul, este monumento faz da praça um lugar mais fantástico. A Fonte Germânica foi construída sob a forma de um coreto na extremidade setentrional do velho Hipódromo de Constantinopla (atualmente a Praça Sultanahmet) em Istambul, na Turquia, ao lado oposto do Mausoléu do Sultão Ahmed I. Os detalhes são fascinantes!

Os megafones instalados na Santa Sofia, em Istambul anunciam o horário de rezas cinco vezes ao dia, sagrado para o povo Islâmico. Ouvidos por quarteirões o som chama a atenção de todos os visitantes.

Passarelas improvisadas, numa cidade que todos os caminhos tem escadas! Veneza!

No próximo post teremos ocupação urbana, com praças e paisagismo.

Texto e imagens de Ellen Romanelli

Curta!

Comente!

Compartilhe!

#turismocultural #mobiliáriourbano #arquiteto #inspiração #ocupaçãourbana

bottom of page