top of page
Abstract City Lights
Baixe o seu ebook

COMO ORGANIZAR E ESCOLHER FOTOS para montar um lindo FOTOLIVRO DE VIAGEM

EBOOK ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS.png

As 10 + para comprar armários novos no Rio de Janeiro


8 dicas para saber o que vale a pena analisar na hora de comprar

São muitas opções de empresas vendendo armários com produtos bem variados, detalhes que aos olhos do consumidor podem passar batido depois da apresentação de um bom vendedor dentro de um lindo showroom. Saibam que todas as lojas de armários por aqui executam gratuitamente um projeto digital para que você possa ver em 3D seu ambiente decorado e com armários. Então, quais produtos, materiais e acabamentos vamos encontrar no mercado e como comparar? Todas falam em qualidade e tecnologia.

projeto de cozinha planejada by Ellen Romanelli

Para um projeto personalizado, você pode levar a planta baixa, com as medidas dos ambientes e dos eletrodomésticos, não esqueça a altura do pé direito, contudo quando você tem um profissional (arquiteto ou designer) te auxiliando, pode levar a planta baixa e o layout desejado para ser adaptado nas empresas de modulados ou planejados. E isso é muito bom, porque se pode comparar nas diferentes lojas um mesmo projeto / layout com as diversas possibilidades de materiais, acabamentos e acessórios levando em consideração o seu gosto pessoal, sua necessidade e avaliar qual o investimento possível.

COZINHA PLANEJADA

Primeiro vamos às dicas do que analisar...

Modulação - A empresa oferece o que você está procurando? Geralmente as lojas de planejados e modulados não são marcenaria, elas têm padrões de tamanhos e acabamentos, que se adaptam a quase todo tipo de situação, mas cada lugar tem uma característica diferente, mantenha a mente aberta às novidades! Normalmente os armários inferiores de bancada de cozinha, por exemplo, medem 66cm a 70cm de altura, os superiores podem variar bastante, sendo portas com abertura tradicional, sanfonada (camarão), de correr, ou básculas. Fique de olho nas profundidades, algumas empresas têm como se adequar, outras de modulados tem a profundidade padrão, o que te faz perder algum espaço. Nos quartos, a profundidade padrão para rouparia é de 50 a 63cm e essa variação interfere diretamente na arrumação interna dos armários. Vale fazer o projeto, adquirir os armários e só depois fazer sua reforma. A dica é que as lojas te oferecem uma planta de pontos, detalhando o que é preciso para que os armários encaixem certinho no seu ambiente, sem ficar com espaços perdidos.

Durabilidade – Acredite, os armários não são eternos! Vamos entender as placas, chapas ou chamadas também de painéis de madeira.... Encontramos armários em MDP (antigo aglomerado, que é uma chapa de madeira triturada e prensada), MDF (que é uma chapa de fibra de madeira) e o COMPENSADO (que é uma chapa de lâminas de madeira maciça). Cada um destes tem suas características, vantagens e desvantagens, dependendo do uso. Inclusive se está empregado em áreas molhadas como cozinha e banheiro ou nos quartos e sala. Dica importante: existem várias espessuras de chapas para fazer armários, fique ligado, quanto mais fininho, menor a qualidade.

Acabamentos - Quanto aos acabamentos dos armários podem variar, segue os mais usados: Melamina (cor e textura na superfície da placa que já vem de fábrica); Substrato melaminico (laminados, sendo uma lâmina de substrato de madeira com a melamina impregnada, que é colado na chapa para dar acabamento); pintura laqueada (que pode ser nas mais variadas cores); verniz (deixando o móvel com a cor da madeira original); e os texturizados. A dica é ficar de olho na lateral de cada porta ou prancha, que podem ser pintadas ou ter diferentes fitas de bordo, as mais fininhas descolam muito rápido.

Layout funcional – O ambiente a ser decorado é seu! Então deve funcionar de acordo com as suas necessidades. Leve em consideração a beleza, mas principalmente o uso que você vai dar a esse ambiente. Profissionais e vendedores devem saber te indicar o melhor para você, não para eles! O truque é imaginar quem vai usar esse cantinho, a frequência, e como ele tem que te servir. Não abra mão de uma boa conversa com quem está te atendendo, certifique-se de que tudo está acessível conforme você precisa!

Ferragens – De uma boa olhada no interior dos armários expostos no showroom. Mexa, abra e feche, pergunte de que material é feito ou o fornecedor. Boas ferragens costumam ser mais caras, o que agrega no valor final da sua compra. Olhe as dobradiças, corrediças, e sistemas de ação pneumáticos. Para quem mora pertinho do mar, a dica é regularmente dar uma limpeza maior nas ferragens, a “maresia” ataca em todos os cantinhos. Cuidados extras farão os armários durarem mais.

Garantia – muita calma nessa hora! Na média, é que seja entregue ao cliente, após a montagem, um manual e garantia de 5 anos. Verifique se a empresa tem uma boa assistência técnica, imprevistos acontecem! A dica é procurar no “reclame aqui” na internet (https://www.reclameaqui.com.br). Busque o que os consumidores estão falando sobre a empresa que você eleger. E lembre-se de ter certeza que sua casa não tem cupim ou traças, nenhuma loja vai te dar garantia sobre o dano que você causar aos armários depois de instalados. Ah, e cuidado com os vazamentos de água. Mesmo os armários mais resistentes como os de compensado, não são à prova de água, são apenas mais resistentes e vão aguentar um pouco mais de tempo.

GAVETEIRO SAPATEIRA

Equipe de montagem – o pós-venda é sempre complicado. Quando chega o momento de montar os armários adquiridos quem entra na sua casa são os montadores. Procure saber se a equipe é própria ou terceirizada. Além de esclarecer o tempo de montagem, que pode durar dias. O truque é se programar! Correr para montar os armários é sinônimo de detalhes mal-acabados.

Preço – Muita calma nessa hora! Eventualmente o barato sai caro. Quando comparar nas diferentes lojas, tome o cuidado de usar o mesmo projeto, porque o valor final pode variar bastante se o projeto, acabamentos e acessórios não forem iguais ou similares. Sem falar no material usado, numa mesma loja pode-se encontrar materiais distintos, que geram valores diferentes. A verdade é que o consumo diminuiu nos últimos tempos, então aproveite para negociar preço e forma de pagamento. E quando você encontrar o lugar certo para adquirir seus armários, mesmo que seu orçamento seja menor que o valor total do projeto, faça em partes, compre em momentos diferentes, mas garanta qualidade, porque você merece não ter dor de cabeça com armários no futuro!

Agora sim... Das muitas empresas destacamos 10 lojas para você procurar e comparar o que comprar.

Quase todas encontramos no Casa Shopping, na Barra da Tijuca – R.J. Algumas com marca já reconhecida como grifes, entre mais populares ou de elite, veja o diferencial de cada uma. As informações são de fonte no próprio site de cada empresa (coletado em janeiro e fevereiro de 2017). Não temos a pretensão de classificar como melhor ou pior, mais cara ou barata, isso fica a critério de cada um. Confira!

Armários planejados - das muitas empresas destacamos 10 lojas

Estamos sempre querendo ajudar a facilitar, linkando profissionais, consumidores e fornecedores. Conte pra nós a sua experiência! Compartilhe!

#arquitetura #designdeinterior #reforma #armárioplanejado

bottom of page