
As perguntas certas, no momento certo fazem toda diferença na hora de tomar decisões.
“Se eu pudesse caracterizar a arquitetura comparando as proporções de uma receita de bolo (bem simples) diria que os ingredientes seriam: (3 xícaras de farinha de trigo) o uso do espaço pensado na funcionalidade; (2 xícaras de açúcar) o desenho estético e volumétrico; (3 ovos) o trabalho perfeito da iluminação, ventilação e circulação; (4 colheres de margarina) adequação dos revestimentos e cores; (1 e 1/2 xícara de leite) a preocupação com a sustentabilidade e entorno urbano; (1 colher bem cheia de fermento em pó) a personalidade do usuário na escolha do mobiliário e decoração. Mas e o modo de preparo? "
Queremos entender como funciona esse mundo da arquitetura e design de interior. Por que nós queremos redesenhar o nosso mundo! Então o que sabemos sobre o que fazer e consumir? Porque escolher uma coisa e não outra? Onde encontrar o que precisa? A quem devemos pedir ajuda? Qual o momento certo de tomar determinada ação? Como será feito? Quantos devo adquirir e quanto será meu investimento? Muitas perguntas... e as respostas? Cada caso é um caso, o que pretendemos é auxiliar nas perguntas certas.
Visualizamos três lados distintos influenciadores e tomadores de decisão quando falamos de arquitetura e design de interior sobre os quais queremos abordar. O consumidor, que somos todos nós, que compra produtos e serviços, que tem necessidades, desejos e sonhos; os profissionais, arquitetos e designers, que auxiliam na tradução entre as necessidades e os desejos, as possibilidades, funcionalidades e a estética; e todos os negócios (business) ligados a arquitetura e o design de interior, desde uma loja que comercializa objetos de decoração, passando por feiras e mostras de arquitetura e design, até grandes centros comerciais.
E como respondemos a tantas informações, questionamentos e escolhas? A todo momento tomamos decisões. Fazemos isso de maneira consciente, por escolhas ou direções que tomamos. Assim como as decisões inconscientes consequência de hábitos, curiosidades ou manipulações. Segundo o livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, transformar hábitos pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.

A sabedoria é a beleza mais refinada do ser humano, mas a informação e o conhecimento estão inundando nossos cérebros com os mais variados conteúdos transformando nossa capacidade de fazer coisas cada vez mais complexas. Então, sim, uma criança hoje em dia pode ter o mesmo tipo de conhecimento que um sábio do passado, o que os diferencia é o caráter, isto é, o que fazemos com o conhecimento e sabedoria que adquirimos???
Por outro lado, o marketing com a manipulação do consumo através dos conhecimentos nas áreas de psicologia comportamental e neurociência desenvolveram o neuromarketing. Uma estratégia que cria desejos, forja expectativas e induz a compra.
Em resumo, o neuromarketing busca entender os desejos, impulsos e motivações que influenciam, dentre outras coisas, nas nossas decisões automáticas, que ocorrem no nosso subconsciente. Isto é, seu cérebro decide o que vai fazer e você reage automaticamente com a sensação de livre arbítrio de um processo de escolha racional, mas na verdade é somente seu subconsciente trabalhando no automático em resposta a estímulos anteriores.
Toda essa informação que serve tanto para os consumidores quanto para negociantes passa por uma peneira natural e seletiva. Portanto quem faz a pergunta certa, no timing necessário, tem o poder e o domínio da situação, assim saberá escolher qual caminho seguir!

Já é hora de pensar fora da caixinha! A 5w2hplus nasce do desejo de compartilhar informações e conteúdo relevantes sobre esse mundo da arquitetura e design de interior, auxiliando a fazer as perguntas certas, mas quem acrescentará o + (plus) tomando decisões é você!
Ajude a gente a encontrar as perguntas certas! Quais são suas dúvidas e curiosidades sobre arquitetura e design de interior? Escreve aqui em baixo...
#planejamentoestratégico #5w2hplus #arquitetura #designdeinterior #marketing